Alimento conhecer para comer : estímulo a alimentação saudável na infância
Resumo
Este projeto tem como objetivo proporcionar o conhecimento sobre diversos tipos de alimentos que são rejeitados pelas crianças em suas refeições, mostrando aos 25 alunos do Pré da Escola Municipal do Campo Monteiro Lobato, os seus benefícios para o desenvolvimento e crescimento de cada criança. Pois a criança que cresce sendo ensinada a gostar de legumes, verduras e frutas desde cedo terá menos chance de apresentar carências alimentares e obesidade. Através da alimentação o organismo absorve os nutrientes importantes para o desenvolvimento e crescimento físico do corpo humano. Para uma vida sadia são necessárias vitaminas, sais minerais e outros elementos que favoreçam a boa saúde da pessoa. Na infância tem importância vital por serem essenciais na formação dos ossos, dentes e, principalmente, da estrutura neurológica. A falta de uma alimentação adequada pode levar a dificuldades de aprendizagem, dificuldade para concentração, fragilidade nos ossos, dentes e muitos outros problemas. As crianças do campo muitas vezes crescem vendo muitos alimentos e por isso não dão importância e nem sabem a riqueza que a alimentação tem. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa , com aplicação de atividades através de brincadeiras, música, modelagens, pinturas, desenhos, vídeos, passeios e histórias, atividades que estão presente diariamente na vida escolar das crianças. É na infância que ocorrem os processos de aquisição da capacidade de ler, escrever, por meio da escolarização. É a fase em que se corre, pula, brinca-se. O corpo e a mente se desenvolvem e assim conseguem realizar essas atividades e isso ocorre através da alimentação, que tem que ser adequada para cada faixa etária. Verificando-se então a importância de se saber quais os tipos de alimentos que devem ser consumidos rotineiramente. Com esta pesquisa observa-se a importância de atividades dinâmicas realizadas com crianças do campo ligando os alimentos que são produzidos em seu contexto com a realidade da sala de aula como reprodutor de conhecimento.
Collections
- Educação do campo [600]