Diferentes visões sobre a dimensão interações na avaliação de contexto na educação infantil em Fazenda Rio Grande
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Data
2013Autor
Ianiski, Célia Regina Ferreira da Silva
Metadata
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Resumo : O tema se inscreve dentro do projeto de pesquisa "Diferentes Visões sobre a Dimensão Interações na Avaliação de Contexto na Educação Infantil no município de Fazenda Rio Grande". O foco do projeto é propor discussões acerca da qualidade da dimensão interações em um Centro Municipal de Educação Infantil, o qual atende crianças de 0 a 3 anos, considerando as interações entre criança/criança, crianças/adultos e adultos/adultos. A partir do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) investiga-se o trabalho realizado com a criança pequena e a relação com a comunidade, especificamente em relação à dimensão interações, trazendo a avaliação de contexto, indicadores para interpretar a realidade. O objetivo principal é identificar como os diferentes profissionais docentes e não docentes, familiares e comunidade de uma instituição de Educação Infantil percebem no cotidiano como ocorrem as interações, através da autoavaliação, com base nas questões propostas no documento Indicadores, bem como refletir sobre a qualidade dessa dimensão em um Centro de Educação Infantil – 0 a 3 anos de Fazenda Rio Grande. Como consulta bibliográfica, entre outros, destaco MOSS (2011), ZABALZA (1998), BONDIOLI (1993 e 2004) e OLIVEIRA (2011). Na pesquisa de campo, utilizou-se como procedimento a aplicação do documento Indicadores da Qualidade na Educação Infantil (BRASIL, 2009) por meio de um processo participativo com a equipe escolar e as famílias das crianças. Por ser um instrumento colaborador no planejamento das ações da instituição educativa, por meio de reuniões de sensibilização, apresentou-se o documento Indicadores de Qualidade - dimensão interações e os participantes do processo responderam os indicadores, seguindo discussões na Plenária para exposição dos resultados para validar ou alterar a avaliação indicada. Em outros momentos, realizou-se assembléias para discussões sobre a importância das interações e sobre os resultados da auto-avaliação, no sentido de contribuir para consolidação e intervenção na reelaboração do plano de ação da instituição.