Mostrar registro simples

dc.contributor.authorCosta, Inês dapt_BR
dc.contributor.otherFerla, Josianept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-26T14:00:45Z
dc.date.available2019-02-26T14:00:45Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49767
dc.descriptionOrientadora : Profª Me. Josiane Ferla.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em em Saúde para professores do ensino Fundamental e Médio da Coordenadoria de Integração de Politicas de Educação a Distancia.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O Bullying é um fenômeno que pode afetar de forma devastadora a vida dos alunos tendo em vista suas características de intencionalidade e repetitividade, envolvendo comportamentos hostis, discriminações e até exclusões das crianças. Este tipo de violência se manifesta, sutilmente, muitas vezes sob a forma de brincadeiras, apelidos, gozações e até agressões físicas. Com relação às maneiras que os alunos se envolvem com o bullying, elas podem ser classificadas em alvos, alvos/autores, autores e testemunhas. O Bullying apresenta como uma das suas principais características a pratica constante e repetitiva, que na sua maioria ocorre sem nenhum motivo aparente. De posse do aporte teórico para o desenvolvimento deste estudo, foram traçados objetivos no intuito de sensibilizar os alunos sobre as conseqüências danosas causados pelo bullying. Como caminho norteador traçou-se objetivos específicos no sentido de identificar o fenômeno do bullying durante as aulas de educação física, diminuir a incidência/prevalência do bullying utilizando metodologias ativas e propiciar a promoção e a prevenção de problemas relacionados ao bullying. Para tanto foram elaboradas estratégias para a aplicação do projeto durante as aulas de Educação Física com os alunos do quinto ano de uma escola municipal que foram divididas em etapas abrangendo desde o diagnóstico do bullying, até a análise dos questionários e, conseqüente, elaboração de um plano estratégico na tentativa de sensibilização sobre as conseqüências do bullying voltado aos alunos. As atividades realizadas com os alunos por meio desta intervenção foram analisadas e discutidas. Dos resultados têm-se, portanto, que do total de 83 alunos que foram submetidos ao questionário, pelo menos 35 mencionaram já ter sofrido algum tipo de bullying na escola, sendo que destes 15 eram do sexo masculino e 20 do sexo feminino. Pudemos observar ainda que as manifestações de tal fenômeno nem sempre eram percebidas pelo corpo docente da escola, pais e comunidade em geral que, de forma errônea associavam às brincadeiras de crianças. Sendo assim, a sensibilização foi realizada durante as aulas de Educação Física, no intuito de chamar a atenção de professores, pais e crianças para os cuidados necessários e indispensáveis, como promoção da prevenção relacionada ao Bullying. Por fim, entende-se que o ambiente escolar dever ser um lugar seguro, e acolhedor onde as crianças possam brincar se socializar e desenvolver suas responsabilidades, além disso, importante ressaltar que existem inúmeras possibilidades de intervenção que vão ao encontro da tentativa de sensibilização dos educando referentes ao problema do bullying durante as aulas de Educação Física e que podem ser colocados em prática visando resultados satisfatórios. Os frutos deste estudo podem vir a estimular outros professores de Educação Física, permitindo a estes ir além dos conteúdos propostos pelo currículo, mas que auxiliam na formação de um cidadão pautado em valores éticos e morais que contribuirão para um futuro melhor e mais consciente.pt_BR
dc.format.extent41 f. : il. color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEducação fisicapt_BR
dc.subjectBullyingpt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titlePercepção do bullying durante as aulas de educação física : uma estratégia de sensibilizaçãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples