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dc.contributor.authorCanofer, Fabiana Baumelpt_BR
dc.contributor.otherJohann, Derdried Athanasiopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências da Saúde. Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-02-26T12:53:51Z
dc.date.available2019-02-26T12:53:51Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/49761
dc.descriptionOrientadora : Prof.ª Derdried Athanasio Johann.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências da Saúde, Curso de Especialização em Saúde para Professores do Ensino Fundamental e Médio. Coordenadoria de Integração de Políticas de Integração de Educação à Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: O ensino médio noturno apresenta diversas particularidades, entre elas o fato de receber alunos já inseridos no mercado de trabalho. Estudantes trabalhadores têm uma carga de responsabilidades aumentada, o que pode desencadear um quadro de estresse, prejudicando seu desenvolvimento, sua aprendizagem e sua qualidade de vida. Objetivou-se sensibilizar os alunos quanto aos problemas ocasionados pelo estresse, bem como, a prática da atividade física para minimizar os efeitos do mesmo. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski – Ensino Fundamental e Médio, situado na localidade de Serrinha, município de Contenda – PR, tendo como sujeitos 40 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio noturno, selecionados de modo intencional. A intervenção foi realizada em um período de três semanas, no período noturno em 6 momentos: apresentação do projeto para os alunos, realização de questionário para investigar os níveis de estresse dos alunos e traçar um perfil dos mesmos, exercícios monitorados no início das aulas, debates sobre o tema em sala, construção de cartazes e montagem de um painel, e por fim os alunos responderam a um questionário final para averiguação dos resultados. Como resultados, foi possível identificar que os alunos foram sensibilizados com o tema, e que o projeto os ajudou a pensar sobre o assunto, repensar alguns velhos hábitos; a construção dos cartazes e do painel mobilizou a todos e ajudou a informar os demais alunos da escola. Conclui-se que a escolas públicas, principalmente às de ensino noturno devem repensar suas práticas e trabalhar cada vez mais voltadas à realidade de seus alunos.pt_BR
dc.format.extent22 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEstressept_BR
dc.subjectExercícios físicospt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.titleNíveis de estresse do aluno trabalhador no ensino noturno : uma proposta de intervençãopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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