Níveis de estresse do aluno trabalhador no ensino noturno : uma proposta de intervenção
Resumo
Resumo: O ensino médio noturno apresenta diversas particularidades, entre elas o fato de receber alunos já inseridos no mercado de trabalho. Estudantes trabalhadores têm uma carga de responsabilidades aumentada, o que pode desencadear um quadro de estresse, prejudicando seu desenvolvimento, sua aprendizagem e sua qualidade de vida. Objetivou-se sensibilizar os alunos quanto aos problemas ocasionados pelo estresse, bem como, a prática da atividade física para minimizar os efeitos do mesmo. Trata-se de um projeto de intervenção, desenvolvido no Colégio Estadual do Campo Professor Pedro José Puchalski – Ensino Fundamental e Médio, situado na localidade de Serrinha, município de Contenda – PR, tendo como sujeitos 40 alunos dos 2º e 3º anos do ensino médio noturno, selecionados de modo intencional. A intervenção foi realizada em um período de três semanas, no período noturno em 6 momentos: apresentação do projeto para os alunos, realização de questionário para investigar os níveis de estresse dos alunos e traçar um perfil dos mesmos,
exercícios monitorados no início das aulas, debates sobre o tema em sala, construção de cartazes e montagem de um painel, e por fim os alunos responderam a um questionário final para averiguação dos resultados. Como resultados, foi possível identificar que os alunos foram sensibilizados com o tema, e que o projeto os ajudou a pensar sobre o assunto, repensar alguns velhos hábitos; a construção dos cartazes e do painel mobilizou a todos e ajudou a informar os demais alunos da escola. Conclui-se que a escolas públicas, principalmente às de ensino noturno devem repensar suas práticas e trabalhar cada vez mais voltadas à realidade de seus alunos.