dc.contributor.advisor | Fernandes-de-Castilho, Marisa, 1963- | pt_BR |
dc.contributor.author | Batista, Laura | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-08-31T13:07:54Z | |
dc.date.available | 2022-08-31T13:07:54Z | |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/49498 | |
dc.description | Orientadora: Marisa fernandes de Castilho | pt_BR |
dc.description | Monografia (Bacharelado) - Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Graduação em Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O objetivo do presente estudo foi testar o efeito do enriquecimento ambiental na memória e no aprendizado de tilápias-do-Nilo (Oreochromis niloticus). Tilápias póslarva (quatro grupos) foram mantidos durante seis meses nas condições: a) dois grupos com enriquecimento (cascalho, plantas e abrigos, além dos equipamentos de controle da água) b) dois grupos sem enriquecimento (apenas com equipamentos para manutenção das condições da água). Após esse período, cinco animais de cada aquário foram submetidos a um tipo de teste cognitivo. O teste de associação espaço-temporal pretendeu avaliar a capacidade dos animais em associar determinado local com o horário em que o alimento estaria disponível neste local, através da frequência de visitação do local correto no momento em que haveria disponibilização de alimento neste local. O teste de memória associativa objetivou avaliar a capacidade dos animais em associar pistas visuais ao local de alimentação para prever onde ocorreria a oferta de alimento. No teste de associação espaçotemporal nenhum dos grupos aprendeu a associação proposta, mas o grupo com enriquecimento apresentou mudança comportamental sugestiva de aprendizado. No teste de memória associativa o grupo com enriquecimento apresentou variação no desempenho entre as diferentes fases do teste. Estes resultados sugerem algum tipo de interação entre o enriquecimento ambiental e melhora na memória e no aprendizado. Falhas metodológicas podem ter influenciado nos testes mascarando o possível efeito benéfico do enriquecimento ambiental nas variáveis avaliadas. | pt_BR |
dc.format.extent | 1 recurso online : PDF. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language | Português | pt_BR |
dc.relation | Disponível em formato digital | pt_BR |
dc.relation.requires | Exigências do sistema: Adobe Acrobat Reader | pt_BR |
dc.subject | Tilapia (Peixe) | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.title | Papel do enriquecimento ambiental em tilápia-do-nilo (Oreochromis niloticus) | pt_BR |
dc.type | Monografia Graduação Digital | pt_BR |