Busca e ranqueamento de recursos educacionais com suporte de agrupamento de tags
Resumo
Resumo: A busca e recuperação de recursos educacionais em repositórios digitais tem sido uma tarefa árdua, principalmente devido às implementações dos algoritmos de busca baseados em busca sintática. Apesar dos sistemas de busca serem bastante utilizados, pesquisas relatam que é desafiador para os professores a busca e seleção dos recursos disponíveis nos repositórios digitais, pois muitos conteúdos irrelevantes são retornados. Caso não seja aplicado um método de classificação adequado, o usuário terá dificuldades para encontrar resultados consistentes e relevantes para a sua busca. O presente trabalho tem como objetivo propor um modelo de busca e ranqueamento de recursos educacionais em repositórios digitais com suporte do agrupamento de tags. A formação dos agrupamentos baseia-se nas medidas de coocorrências entre tags. Com o suporte destes agrupamentos é possível realizar a busca de recursos educacionais por meio das tags correlacionadas ao termo original de busca. O peso dos recursos encontrados é dado pelo somatório dos pesos das respectivas tags do agrupamento atribuídas aos recursos. Este conjunto de resultados é somado ao conjunto de resultados encontrados via motor de busca. Os recursos educacionais dos dois conjuntos passam por uma espécie de normalização de pesos para possibilitar a união dos resultados e um novo ranqueamento é calculado, reclassificando os recursos educacionais, impulsionando e destacando os resultados considerados relevantes em relação ao termo original de busca bem como às tags correlacionadas. O modelo proposto foi instanciado utilizando-se a infraestrutura de um portal existente, mostrando assim a sua viabilidade. Pela expansão dos termos de busca com as tags correlacionadas, o modelo proposto encontra resultados distintos que antes não eram encontrados apenas pelo uso de um motor de busca, ampliando e diversificando os resultados. A avaliação dos resultados dos experimentos é feita de forma empírica. Abstract: The search and retrieval of educational resources in digital repositories has been an arduous task, mainly due to the implementation of the search algorithms based on syntactic search. Despite search engines are widely used, researches show how challenging it is for teachers to search and retrieve resources available in digital repositories, where many irrelevant content are returned. If an appropriate classification method is not applied, it will be difficult to the users to find consistent and relevant results for their search. The present work aims to propose a model for educational resources searching process in digital repositories supported by tag clustering. The clusters are calculated based on tags co-occurrences measure. With the support of these tag clustering structure, it is possible to search educational resources related to the original search term as well as with correlated tags. The ranking weight of the found resources are given by the sum of the respective correlated tag weights assigned to the resources. Another result set is given by the search engine. The educational resources of the two groups undergo a kind of weight normalization to enable the union of the results. A new ranking is calculated, boosting and highlighting the results considered relevant in relation to the original search term as well as to the correlated tags. The proposed model was instantiated using the infrastructure of an existing portal, showing this way its viability. The expansion of the search terms with the correlated tags enables distinct results to be found through the proposed model, that previously were not found only by the search engine. The evaluation of all experiments is done empirically.
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