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dc.contributor.advisorChagas, Vera Lúcia Belo, 1957-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorMeyer, Rute Danielept_BR
dc.date.accessioned2024-02-23T13:46:57Z
dc.date.available2024-02-23T13:46:57Z
dc.date.issued2004pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48759
dc.descriptionOrientador : Vera Lucia Belo Chagaspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo do trabalho é demonstrar a atuação do profissional de gestão da informação frente à pesquisa de marketing de uma pequena empresa, abrangendo a teoria e a prática. A revisão de literatura aborda o marketing de maneira global, apresentando os conceitos principais da área: ambiente, mercado, consumidor, mix-marketing e o SIM (Sistema de Informação de Marketing). O SIM é apresentado de forma mais detalhada, identificando suas necessidades, vantagens e estrutura, que compreende a inteligência de marketing, os registros internos de informação da empresa e a pesquisa de marketing. A pesquisa de marketing que é o foco desse estudo, também se apresenta de maneira detalhada, através da conceituação, classificação, tipos de pesquisa existentes no mercado, instrumentos para coleta de dados, processo e tipos de amostragem e ética. A aplicação prática do trabalho é realizada na loja Produtiva, uma empresa de pequeno porte atuante na confecção de vestuário feminino. Como instrumento de coleta de dados, elaborou-se um questionário para a identificação do perfil de cliente da empresa, classificada como pesquisa exploratória. Após a realização do levantamento histórico e característico da empresa, segue a formulação dos objetivos, elaboração do questionário, delimitação do público alvo e amostra. A aplicação prática é de abordagem pessoal, dividida entre as cinco lojas da empresa. As etapas que seguem a aplicação é a codificação dos dados e transcrição, tabulação e apresentação gráfica dos resultados obtidos, separados por cada questão, tendo acompanhamento na análise e conclusões obtidas juntamente com os sócios da empresa. Os resultados ficam como sugestão para a modificação de algumas rotinas da empresa, bem como prevenção de futuros erros. Concluindo, comprova-se que o campo de atuação do profissional da informação pode ser abrangente, em diferentes áreas de seus conhecimentos. A atuação do marketing e a estrutura de um sistema de informação são amplas, e podem se adaptar na empresa onde se aplicam, independente de seu tamanho e foco de atuação. As empresas cada vez mais utilizam a tecnologia da informação como ferramenta de competitividade, com impactos importantes e positivos sobre seus negócios e através dos resultados apresentados pode-se comprovar que os investimentos realizados em informação contribuem para o sucesso da mesma, sendo assim tornase vital a colaboração de pessoas capacitadas e comprometidas com o processo de modernização, assegurando assim um bom posicionamento da empresa frente ao mercado em que está inserida.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.titleA atuação do profissional de Gestão da Informação frente à pesquisa dept_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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