Análise dos critérios de avaliaçao dos livros didáticos : um olhar para o guia de livros ditáticos de 5. a 8. séries nos PNLD 2002 e 2005
Resumo
Resumo: Identificação e análise dos critérios de avaliação do Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2002 e 2005, no Guia de Livros Didáticos – 5ª a 8ª séries – com enfoque na disciplina de História. Discorre sobre o livro didático antes de 1998, destacando avaliações e críticas; sobre o PNLD e o Guia de Livros Didáticos.. Apresenta dentre as obras inscritas o percentual das aprovadas e das excluídas para cada disciplina em ambos PNLD, verificando pelos indícios quantitativos que a produção do livro didático vem se adaptando às normas reguladoras do Estado. Analisa cada critério de avaliação, das obras da disciplina de História, apresentando alterações ocorridas nestes critérios para 2005 com base em 2002, indicando seus possíveis fatores. A análise apoia-se em quadros comparativos que destacam os elementos diferenciais e em dados quantitativos sobre percentuais de obras inscritas e aprovadas. Observa também alterações sutis e outras de impacto tais como a eliminação da classificação das obras e o critério de promoção do desenvolvimento de competências cognitivas, identificando algumas ainda não contempladas. Elabora considerações sobre propostas de políticas de informação.
Collections
- Gestão da Informação [564]