Gerenciamento das informaçoes sobre clientes e concorrentes para definiçoes estratégicas das instituiçoes privadas de educaçao superior de Curitiba : um estudo comparativo de casos
Resumo
Resumo: Pesquisa sobre a relevância do gerenciamento das informações de clientes e concorrentes para as definições estratégicas das instituições privadas de educação superior de Curitiba. Adota o método comparativo de casos para analisar os ambientes da FAE Business School e a Pontifícia Universidade Católica. Para a coleta de dados utiliza entrevistas semi-estruturadas, observações não participativas e análise de documentos e home page, levantando quais as informações sobre os clientes e concorrentes são coletadas, como elas são geridas e qual a relevância do seu gerenciamento para as definições estratégicas das instituições em questão. Os resultados revelam que a FAE Business School utiliza as informações de seus alunos/clientes com uma certa freqüência, porém não há um monitoramento de sua concorrência, já a Pontifícia Universidade Católica utiliza apenas algumas informações dos alunos/clientes e também não utiliza o monitoramento da sua concorrência.
Collections
- Gestão da Informação [558]