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dc.contributor.advisorBezerra, Cicero Aparecido, 1968-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorGarrett, Ricardo D'Almeidapt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T15:02:49Z
dc.date.available2024-02-29T15:02:49Z
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48209
dc.descriptionOrientador: Cicero A. Bezerrapt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A globalização da economia vem proporcionando oportunidades nunca antes possíveis para empresas em todo o mundo. Para alcançar novos mercados e, principalmente, obter vantagem competitiva frente a outras empresas maiores e com mais tradição no mercado, as empresas que visam sobreviver sentem a necessidade de unir-se, reforçando assim seus relacionamentos mesmo com competidores em um mercado delimitado para alcançar a expansão de seus negócios. O presente estudo caracteriza-se como uma pesquisa aplicada, cujo objetivo principal é a análise de uma rede de informações e sua eficácia para a evolução do mercado brasileiro de desenvolvimento de jogos eletrônicos. O estudo explora a natureza desses relacionamentos, mais precisamente da rede de informações formada para a geração de vantagem competitiva e seus elementos, e utiliza-se da metodologia de uma pesquisa descritiva para a análise do ambiente aplicada ao contexto, com uma abordagem qualitativa, resgatando a opinião das organizações entrevistadas a respeito da qualidade de elementos da rede. Inicialmente foi realizada uma abordagem teórica sobre as redes de informações e suas definições, utilização de redes em estratégias empresariais, tecnologia da informação nesse meio e o contexto do mercado de jogos eletrônicos. A seguir, foi caracterizada a Associação Brasileira de Desenvolvedores de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES) como rede de informações a ser analisada, sua estrutura e principais empresas associadas, bem como o questionário formado a partir de afirmações que expõem os principais fatores de uma rede de informações. Em seguida, foram descritos os resultados obtidos com o questionário, a compilação dos dados e os principais pontos identificados com a pesquisa. Conclui-se, por fim, com a apresentação dos resultados obtidos e as considerações sobre a eficácia dessa rede de informações em relação aos seus objetivos.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectRedes de informaçãopt_BR
dc.subjectJogos eletronicos - Comérciopt_BR
dc.titleAs redes de informação e integração no mercado de jogos eletrônicos e a geração de vantagem competitivapt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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