Letramento digital na prática docente do ensino médio do Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR
Resumo
Resumo: Estudo de aspectos do Letramento Digital na prática docente do Ensino Médio. Pesquisa exploratória no Colégio Estadual João Ribeiro de Camargo, Colombo, PR, com o intuito de identificar o processo docente de busca de informação para ministrar a formação escolar e cidadã necessária à construção/realização do processo ensino aprendizagem. Para a análise do campo empírico, aplica-se um questionário ao universo constituído de 23 professores do Ensino Médio desse Colégio. De 82,15% do total de professores, obtém como principais resultados a confirmação que há falta de domínio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e despreparo da utilização da Internet como ferramenta pedagógica. O cenário levantado confirma o distanciamento entre as práticas docentes no ensino médio e os princípios do Letramento Digital, sinalizando a necessidade de repensar os processos de acesso e uso à informação no cotidiano escolar. Conclui-se que há falta de preparo do docente para utilizar as TICs no desenvolvimento das práticas pedagógicas em sala de aula. Esse despreparo é referente à falta de capacitação do próprio professor, falta de políticas de capacitação dentro da Secretaria de Estado da Educação, bem como ao fato de que a busca por capacitação para o uso dessas tecnologias deve ser desenvolvida pela própria pessoa. Nesse cenário, reforça a possibilidade da ação do Gestor da Informação como integrante no processo de Letramento Digital dentro da Escola.
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- Gestão da Informação [564]