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dc.contributor.advisorBelli, Mauro José, 1961-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorLeal, Roseli Pessinpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T15:31:24Z
dc.date.available2024-02-29T15:31:24Z
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48167
dc.descriptionOrientador: Mauro Jose Bellipt_BR
dc.descriptionMonografia(Graduação) - Universidade Federal do Paraná,Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informaçãopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo: A presente pesquisa, de cunho exploratório, tem como objetivo principal verificar as condições de segurança do comércio eletrônico Business-to-Consumers (B2C), sob o ponto de vista tecnológico e legal, no âmbito nacional. Apresenta conceitos sobre comércio eletrônico e segurança da informação. Descreve os principais recursos tecnológicos que visam garantir a segurança e a privacidade das informações na internet. Levanta normas que norteiam as transações eletrônicas na internet e qual a principal lei que assegura o direito do consumidor no comércio eletrônico B2C. Verifica, através de levantamento de dados, realizado com aplicação de um questionário junto a alguns usuários do comércio eletrônico, se os mesmos conhecem tanto os recursos tecnológicos, quanto as leis que visam garantir a segurança e o direito do consumidor no comércio eletrônico. Paralelamente, investiga se os mesmos estão satisfeitos com as informações disponibilizadas nos sites das lojas virtuais e com o serviço, de maneira geral. Verifica que a criptografia e a certificação digital são os recursos tecnológicos mais indicados para garantir a segurança e a privacidade na internet. O Código de Defesa do Consumidor é a principal lei que assegura o direito do consumidor no comércio eletrônico B2C. Os resultados obtidos com a aplicação do questionário indicam que alguns consumidores desconhecem os recursos tecnológicos e a lei que assegura seus direitos no comércio online. A maioria alega estar satisfeito com o serviço de comércio eletrônico, porém, gostaria que as lojas virtuais disponibilizassem informações sobre segurança e direito do consumidor, em seus sites, na internet. Conclui que o comércio eletrônico não é totalmente seguro, para o consumidor, do ponto de vista tecnológico e legal. Sugere que as empresas que exploram a internet para comercializar seus produtos e serviços façam uso dos recursos tecnológicos e legais disponíveis, de modo a proporcionar mais confiança nos usuários, para que os mesmos se sintam mais seguros e satisfeitos em relação ao serviço e utilizem com maior frequênciapt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectComércio eletrônicopt_BR
dc.subjectComércio eletrônico - Medidas de segurançapt_BR
dc.subjectInternet - Medidas de segurançapt_BR
dc.titleSegurança e confiança no comércio eletrônico : um estudo exploratóriopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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