As comunidades de prática e o compartilhamento do conhecimento nos períodicos científicos da área de ciências agrárias das universidades públicas do Paraná
Resumo
Resumo: Analisa a contribuição das comunidades de prática no compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial dos periódicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Pesquisa descritiva com abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso dos periódicos científicos da área de Ciências Agrárias das universidades públicas do Paraná. Verifica pelos procedimentos de análise de documentos e a aplicação do questionário aos editores-chefe dos periódicos que o compartilhamento do conhecimento já é realizado pela maioria no processo editorial; 100% concordaram que é importante para o desenvolvimento dos periódicos, mas não há iniciativas formalizadas para estimular o compartilhamento do conhecimento; os principais facilitadores do compartilhamento do conhecimento levantados são a confiança mútua, linguagem comum e motivação, e como barreiras que impedem esta prática são a falta de contato e tempo. Constata que 75% dos respondentes apontam o ambiente virtual como facilitador para a troca de conhecimento entre os colaboradores do processo editorial. Confere o desconhecimento da maioria dos editores-chefe sobre as comunidades de prática como uma forma de compartilhar o conhecimento. Conclui que as comunidades de prática virtual podem facilitar o compartilhamento do conhecimento entre os colaboradores do processo editorial, pois podem gerar qualidade neste processo e possibilitar o aprendizado dos colaboradores.
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- Gestão da Informação [558]