A qualidade na comunicação escrita como condição para informação : uma análise de práticas organizacionais
Resumo
Resumo: Análise da qualidade na comunicação escrita organizacional como condição para a informação. Parte do entendimento de que a aplicação correta da linguagem escrita integra a qualificação organizacional, tanto em relação aos seus fluxos de informação e de documentação, quanto como quesito de competitividade, nesse sentido estabelecendo a relação com a gestão da informação. Objetiva examinar a produção escrita organizacional quanto aos seus atributos redacionais. Destaca a importância da clareza, da objetividade e da simplicidade na comunicação escrita, mostrando as várias barreiras existentes na comunicação humana, principalmente no ambiente organizacional. No campo empírico, seleciona uma organização para exame de suas práticas de comunicação escrita. A partir da identificação da produção comunicacional corrente da organização selecionada, elege para amostra o conjunto de e-mails produzidos no período monitorado, visto constituir-se o meio de comunicação e registro de informação mais utilizado por esse ambiente. A análise dos resultados revelou erros gramaticais e outras falhas de ordem linguística nesse conjunto de comunicações, indicando a necessidade de cuidados na produção escrita organizacional e um desafio para a gestão da informação e seu profissional.
Collections
- Gestão da Informação [558]