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dc.contributor.advisorFreitas, Maria do Carmo Duarte, 1962-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informaçãopt_BR
dc.creatorPaula, Kaoane Stivalpt_BR
dc.date.accessioned2024-02-29T19:22:17Z
dc.date.available2024-02-29T19:22:17Z
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/48008
dc.descriptionOrientador : Maria do Carmo Duarte Freitaspt_BR
dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Estuda e compara, sob o enfoque da ergonomia e gestão da informação, a preferência declarada pelos usuários entre os canais de autoatendimento bancário Internet Banking (IB) e Caixa eletrônico (ATM), de uma instituição financeira multinacional. Para alcançar esse objetivo, realiza a coleta de informações junto aos usuários por meio de um questionário com perguntas relacionadas a cinco critérios de usabilidade apontados por Nielsen: facilidade de aprender, facilidade de relembrar, eficiência, satisfação, controle de erros, além de uma questão sobre segurança e confiabilidade. Nesse processo, identifica a efetividade das interfaces, à luz dos elementos evidenciados na literatura pertinente. Para complementar o estudo aplica entrevistas com dois especialistas em usabilidade da empresa estudada, a fim de verificar a preocupação que a instituição possui em satisfazer as necessidades dos usuários. Os resultados demonstram, por um lado uma avaliação positiva de ambas as interfaces e, por outro, a necessidade de adequar os sistemas para que eles atinjam todos os perfis de clientes. A preferência do usuário é declarada apenas no critério facilidade de aprender, apontando o IB como o mais agradável. Os outros quesitos não apresentam diferenças estatisticamente significativas que comprovem a preferência entre uma ou outra plataforma.pt_BR
dc.format.extent1 recurso online : PDF.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectGerenciamento da informaçãopt_BR
dc.subjectBancos - Automaçãopt_BR
dc.subjectBancos - Serviços ao clientept_BR
dc.subjectInternetpt_BR
dc.titleErgonomia da informação : satisfação declarada pelos usuários dos canais de autoatendimento bancáriopt_BR
dc.typeTCC Graduação Digitalpt_BR


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