Arquitetura de informação para websites dos cursos de graduação da Universidade Federal do Paraná sob a perspectiva de seus alunos
Resumo
Resumo: Pesquisa exploratória que tem por objetivo propor à Universidade Federal do Paraná um padrão de informações mínimas para os websites de seus cursos de graduação, sob a ótica dos alunos. Fundamenta-se teoricamente nos conceitos de informação e websites, na literatura sobre arquitetura da informação, principalmente nas obras de Agner e Rosenfeld & Morville, e nas especificações funcionais da Lei de Acesso à Informação (Lei nº 12.527). O trabalho tem como fon te de dados uma pesquisa de campo que inventaria os websites de treze cursos, um levantamento de opiniões e a aplicação da técnica Card Sorting junto a uma amostra de 52 alunos. A proposta resultante limita-se a uma arquitetura Web no que se refere à categorização, organização e rotulagem das informações a constituí rem o padrão mínimo informacional. Conclui que a visão do usuário não c orresponde à estrutura informacional vigente nos websites os quais, em sua maioria, não são dedicados somente à graduação, mas mesclam informações pertin entes a outras instâncias da Universidade. Verifica que, em relação os alunos tê m dificuldade de encontrar o que buscam. Recomenda a publicação de diretrizes básica s para a uniformização e disponibilização de uma arquitetura institucional para as informações pertinentes às graduações.
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- Gestão da Informação [558]