Política e qualidade na educação de jovens e adultos : ensino médio no núcleo de Foz do Iguaçu
Resumo
Resumo : Este artigo tem a pretensão de refletir sobre a Educação de Jovens e Adultos - EJA, as políticas educacionais que regem essa modalidade tendo como foco o Ensino Médio na realidade do município de Foz do Iguaçu. Grande parte de pessoas que procuram o ensino da EJA tem sido de jovens e adolescentes, sua busca não está se dando somente pela necessidade do mercado de trabalho, a diversidade de objetivos pela procura da conclusão do ensino é tão grande quanto às diferenças de idade e culturas existentes em uma mesma sala de aula. O trabalho apresenta que as políticas educacionais amparam-se no anseio da redução da demanda de pessoas sem o ensino básico e isso tem sido demonstrado no censo escolar, no entanto os números não evidenciam que a diminuição desse resultado aconteça com qualidade. Um dos caminhos é entender que a EJA se diferencia das demais especificidades, diálogo e práticas pedagógicas mais humanas se fazem necessárias em relação às experiências e características tragas pelos alunos. A superação do caráter assistencialista é uma necessidade na busca pelo ensino de qualidade, que deve acontecer por todos os envolvidos.
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- Coordenação Pedagógica [455]
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