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dc.contributor.authorFelinto, Paola Cecconpt_BR
dc.contributor.otherLopes, Jandicleide Evangelistapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-06-03T19:29:07Z
dc.date.available2019-06-03T19:29:07Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47216
dc.descriptionOrientadora : Profª Drª Jandicleide Evangelista Lopespt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este artigo teve como objetivo apresentar as contribuições da Gestão Escolar na perspectiva democrático-participativa, demonstrando a preocupação da escola em se firmar nos objetivos e práticas que a constituam em um espaço de construção da cidadania. Com isso, foca a Gestão Democrática, contando produto da dinâmica que mostra as relações de poder que ocorrem no interior da unidade escolar. Seu funcionamento precário, descomprometido legitima somente as ações da direção. Com relação ao tema deste artigo exigiu um aprofundamento teórico, no qual foi realizada uma pesquisa bibliográfica. Para abordar esse tema de fundamental importância descreveu-se esse artigo em alguns itens. Em um primeiro momento a introdução com objetivo, justificativa e descrição da estrutura do texto. Posteriormente analisou-se o conceito de Gestão Escolar por ser fundamental para entender a organização da escola e apresentou-se uma efetiva gestão democrática e participativa que contribui para a organização dos espaços escolares. No item seguinte uma análise de informações destacando as contribuições da gestão democrático-participativa na organização do espaço escolar. No entanto é de fundamental importância que os profissionais da educação, assim como a sociedade em geral, busquem formas mais ativas de participação na escola para que o Conselho Escolar seja percebido como parte da gestão escolar, atuando de forma intensa, contínua e efetiva na busca de uma escola autônoma, transformadora e comprometida com a educação pública de qualidade.pt_BR
dc.format.extent17 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopt_BR
dc.titleGestão escolar na perspectiva democrático-participativapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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