Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFerreira, Adriane Carneiropt_BR
dc.contributor.authorPrates, Daisy Fátima Navaspt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2019-11-18T14:50:01Z
dc.date.available2019-11-18T14:50:01Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47204
dc.descriptionOrientador : Adriane Carneiro Ferreira.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O objetivo deste trabalho está pautado na análise da função de Coordenação1 Pedagógica na concretização do currículo da escola de tempo integral que atenda as especificidades deste público. Utiliza como referencial teórico, principalmente, os autores Arroyo (2008 e 2012), Lima (2008), Moll (2010). Também, para possível análise sobre o tema e a fim de dialogar com o referencial teórico, apresenta dados coletados a partir da realização de um questionário, aplicado às professoras e a uma coordenadora pedagógica de escolas de tempo integral da cidade de Apucarana-PR. O texto inicialmente explora a base conceitual. Apresenta algumas considerações sobre currículo; identifica as características da escola de tempo integral; explicita a função da Coordenação Pedagógica diante do currículo nas escolas de tempo integral e em segundo momento analisa a opinião das respondentes da pesquisa de campo realizando a análise destes dados a luz da teoria tratada. Através da reflexão realizada foi possível perceber que o Coordenador Pedagógico possui um papel importantíssimo no trabalho pedagógico realizado na escola de tempo integral. Cabe a ele o papel de repensar as práticas existentes, oportunizando momentos de reflexão coletiva e propiciando espaços de formação continuada, no interior da própria instituição.pt_BR
dc.format.extent21 p.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectPratica de ensinopt_BR
dc.subjectPlanejamento educacionalpt_BR
dc.titleA coordenação pedagógica na efetivação do currículo da escola de período integralpt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples