A importância das relações interpessoais para uma escola democrática : discussões sobre o coordenador pedagógico
Resumo
Resumo :A presente pesquisa apresenta o Coordenador Pedagógico como agente
transformador da escola em um espaço democrático. Esta ação teria como base
sua condição de atuação e articulação na mediação das pessoas relacionadas ao
processo educativo. Também, analisa como este profissional pode contribuir,
teórica e metodologicamente, na orientação aos pais quanto à participação no dia
a dia escolar, na formação de instâncias colegiadas, também conhecidas como
Associação de Pais e Mestres (APM’s) e Conselhos Escolares (CE’s). Neste
sentido, a escola democrática, aqui pensada, estimula a formação de equipes
compostas por diferentes interesses, mas que consigam estabelecer
posicionamentos sobre o que é melhor para a escola e assim para os sujeitos que
a compõem. O objetivo é abordar, a partir da teoria, como o Coordenador
Pedagógico pode ser um agente transformador da escola, ajudando os
professores, pais e alunos, a construírem um processo de gestão democrática,
onde as decisões sobre a vida escolar sejam pensadas no coletivo em prol da
formação educacional com qualidade, de cada criança.
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- Coordenação Pedagógica [455]