Educação no campo : limites e possibilidades
Resumo
Resumo : O propósito deste trabalho é apresentar um panorama geral da educação do campo, com suas diretrizes e concepções a nível nacional, estadual e local abordando aspectos particulares de uma Escola do Campo de Ensino Fundamental localizada no Município de Tomazina/Paraná, contrapondo aspectos positivos (possibilidades) e negativos (limites) encontrados pelos docentes nesse contexto escolar como comparativo frente às diretrizes e propostas da educação do campo, principalmente, às do estado do Paraná. Para isso, foram aplicados questionários fechados a oito professores que trabalham na escola onde se realizou a pesquisa. Em seguida, fizemos uma análise das respostas dos docentes sobre pontos positivos e negativos de se trabalhar naquela escola do campo, abrindo perspectivas para a discussão sobre o que deve ser mantido e o que deve ser modificado para qualificar essa modalidade de ensino. Para a análise dos dados foram criadas categorias: Prática docente x Contexto de trabalho, Prática docente x Realidade do campo, Prática docente x Diretrizes da educação do campo, Prática pedagógica x Interação com a comunidade escolar. Os resultados obtidos na análise dos dados sugerem que: os docentes não consultam as diretrizes e nem utilizam referências da educação do campo, aplicam metodologia descontextualizada na maioria das vezes, na sua maioria não conhecem e nem têm contato com os familiares, desconhecem também o meio de subsistência das famílias da comunidade escolar, além da alta rotatividade de professores em razão dos contratos serem temporários, residindo aí a falta de compromisso de alguns profissionais.
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- Coordenação Pedagógica [455]