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dc.contributor.advisorCeccatto, Andréa de Paula, 1960-pt_BR
dc.contributor.authorSantos, Priscila Galvãopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.date.accessioned2018-12-10T17:43:50Z
dc.date.available2018-12-10T17:43:50Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/47148
dc.descriptionOrientador (a): Andréa Ceccattopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógicapt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O presente trabalho tem como tema principal a Evasão Escolar na EJA, que busca analisar as razões para a desistência escolar, apresenta como objetivo geral encontrar as razões que levam a evasão escolar na EJA. Objetiva-se também pesquisar a origem do problema por meio de observações de campo; pretende-se que os professores estabeleçam relações horizontais com seus estudantes, propiciando o diálogo entre conteúdos e vivências, respeitando as condições e possibilidades de cada um, propiciando o êxito do processo ensino-aprendizagem. É importante que o processo educativo trabalhe a fim de traduzir a compreensão de que jovens e adultos não são atrasados em seu processo de formação, mas sim sujeitos sócio-histórico-culturais, com conhecimentos e experiências acumuladas, com tempo próprio de formação e aprendizagem;O professor deve diversificar as suas aulas bem como direcionálas ao público da EJA; usar de linguagem e métodos de ensino adequados a cada faixa etária; incentivar o aluno a concluir todas as etapas da EJA; propiciar ao aluno aulas em que ele sinta-se a vontade, com o propósito de evitar a evasão escolar.A Educação de Jovens e Adultos tem como propósito auxiliar cada individuo a tornar-se o que ele tem capacidade para ser .Na busca de pesquisar a origem do problema e encontrar soluções para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA, utilizou-se de técnicas apropriadas de coleta de dados, como observação do processo pedagógico,entrevista com alunos, professores, funcionários da secretaria e direção, pesquisa bibliográfica fundamentando o tema, e por fim a análise desses dados levantados para posteriormente serem usados pelos profissionais da escola a fim de desenvolver ações para evitar e ou diminuir a evasão escolar na EJA. Após a coleta de dados, estima-se que entre 2012 e 2014 o percentual de alunos desistentes da EJA matriculados do Ensino Fundamental com idade entre 15 e 21 anos, é bastante significativa e preocupante.pt_BR
dc.format.extent[25] p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducação de adultospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA evasão escolar na EJApt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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