Algumas reflexões sobre a avaliação no contexto educacional
Resumo
Resumo : Em tese, compreender mais profundamente os paradoxos presentes na avaliação da aprendizagem, analisar as concepções pedagógicas e entender os significados assumidos pela avaliação no contexto escolar, baseados em literatura especializada, documentos oficiais, parâmetros e diretrizes para a Educação Básica. O avanço em relação ao tema é o ponto de partida para compreensão e efetivação da qualidade de ensino que queremos. Nas instituições de educação, públicas e privadas, a avaliação da aprendizagem vem ganhando destaque e tornando-se um tema amplamente discutido e abordado, por diversos pontos de vista, exatamente por se tratar do aprimoramento da prática pedagógica e utilização de processos avaliativos mais justos e coerentes. Esta nova concepção de avaliação, articulada ao Projeto Político Pedagógico, assume a função de subsidiar decisões, alavancar mudanças e enfoques a respeito da aprendizagem bem sucedida, tornando-se um processo formativo que venha ao encontro da orientação e estímulo ao conhecimento, que seja construída com e para os educandos, possibilitando seu efetivo desenvolvimento e se tornando ponto importante para a construção da cidadania
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]