Problemas cotidianos na atuação do coordenador pedagógico
Resumo
Resumo : Este estudo procura introduzir algumas reflexões acerca dos problemas
cotidianos do trabalho realizado pelo coordenador pedagógico (pedagogo). Para
isso apoiou-se em uma fundamentação teórica a partir de alguns autores entre eles,
Almeida e Placco (2012), Fernandes (2004), Santos (S/D) e Vasconcellos (2005). A
metodologia utilizada caracteriza-se fundamentalmente pelo estudo bibliográfico.
Entretanto, incorpora dados empíricos coletados com a aplicação de questionário
aos coordenadores pedagógicos do Ensino Básico da rede pública de alguns
municípios paranaenses (Cascavel, Capitão Leônidas Marques, Foz do Iguaçu,
Laranjeiras do Sul e Toledo). O trabalho também traz uma discussão das funções
inerentes ao pedagogo, haja vista que nomenclatura é recente, pois quem
desempenhava essa função era identificado como supervisor ou orientador
educacional. Ambos desempenhavam funções definidas, porém distintas. O trabalho
conclui que muitos problemas interferem na atuação do coordenador pedagógico,
que precisa se desdobrar para dar conta de todas as demandas. Apesar disso,
entende que há avanços e que a construção da identidade do pedagogo ainda está
se fazendo.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]