A alternância : metodologia pedagógica do curso técnico em agroecologia
Resumo
Resumo : No Curso Técnico em Agroecologia do Colégio Agrícola a maioria dos alunos é oriunda da agricultura familiar e dessa forma buscam uma formação profissional nesta área, cujo sistema de produção respeita as dinâmicas dos ecossistemas, articulando trabalho, cultura, ciência e tecnologia com respeito ao meio ambiente. No entanto, após e término
do curso estes alunos não retornam às suas propriedades para aplicar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no curso, provocando o êxodo rural. Deste modo, este projeto tem como objetivo - Compreender a relação entre escola e família no Colégio Agrícola Estadual Getúlio Vargas no sentido de compreender de forma positiva ou negativa a proposta da pedagogia da alternância A pedagogia da alternância surgiu para não perderem-se os laços familiares, no desejo que acontecesse o retorno deste jovem para a propriedade rural de sua família. Para a coleta de dados da pesquisa foram utilizados os seguintes instrumentos: entrevistas com os alunos matriculados no 1º, 2º e 3º anos do Curso Técnico em Agroecologia, acompanhou-se os professores nas visitas de alternância, nas moradias de alguns dos alunos para pesquisar junto aos pais se havendo retorno de conhecimento adquirido no Colégio ,pelos seus filhos . Espera-se com este estudo possa oferecer elementos para discussão entre a coordenação do curso Técnico em Agroecologia coordenação pedagógica, no intuito de diminuir o êxodo rural.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]