Escola especial ou regular : educação inclusiva em debate
Resumo
Resumo : O presente texto faz uma abordagem sistematizada do processo de Educação Especial e Regular, dando ênfase a Educação Inclusiva em um período histórico, que aponta caminhos divergentes entre estas modalidades educacionais. O trabalho efetiva-se através de pesquisa documental, por meio de artigos, textos e referenciais teóricos que nos possibilitam fazer uma análise sobre o processo de inclusão educacional e suas implicações sobre a realidade profissional do coordenador pedagógico e sua atuação, na proposta de educação inclusiva. Tendo em vista a legislação vigente, leis e normas que regulamentam a Educação Especial e a Educação Inclusiva, muitas dúvidas vão surgindo evidenciadas nas recentes lutas para as melhorias e avanços da educação. Assim podemos indagar sobre a qualidade da educação e as transformações das escolas diante do processo de inclusão. A pesquisa qualitativa visa apontar todos os caminhos, buscando novas concepções, outras possibilidades e diferentes olhares sobre a temática de Inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Na discussão aponta as lutas de movimentos filantrópicos do Paraná; dentre estes a APAE em conjunto a outras instituições afins. Estas, buscam estratégias para a continuidade do atendimento especializado às pessoas com deficiência intelectual e múltiplas deficiências. Neste impasse de ideais e lutas, a inclusão educacional ocorre a passos lentos, exige muito do coordenador pedagógico, para concretizar as políticas públicas na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Abstract : This paper makes a systematic approach to Special Education and Regular process, emphasizing inclusive education in a historical period, pointing divergent paths between these educational modalities. What is effective through documentary research work, through articles, texts and theoretical frameworks that enable us to make an analysis on the process of educational inclusion and its implications on the professional reality of pedagogical coordinator and its performance, the proposed inclusive education . Since the current legislation, laws and regulations governing special education and inclusive education, many questions arise evidenced in the recent struggles for improvements and advancements of education in view. So we can ask about the quality of education and the transformation of schools on the inclusion process. Qualitative research aims to point out all the ways, seeking new ideas, other possibilities and different perspectives on the issue of inclusion of people with intellectual disabilities and multiple disabilities. Discussion points in the struggles of philanthropic movements of Paraná; among these APAE together with other similar institutions. These seek strategies for continuing specialized care for people with intellectual disabilities and multiple disabilities. In this impasse of ideals and struggles, educational inclusion occurs at a slow pace, requires a lot of pedagogical coordinator to implement public policies in building a more just and egalitarian society.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]