O pedagogo da rede municipal de Matinhos suas especificidades, seus dificuldades e desafios
Resumo
Resumo : Este artigo tem por objetivo refletir sobre a função do coordenador educacional da Rede Municipal de Educação de Matinhos, suas especificidades e desafios. Sendo assim, a pesquisa está organizada em estudos realizados sobre o coordenador pedagógico no Município de Matinhos – legislação e orientação do trabalho deste profissional e análises de questionários realizados pelos coordenadores pedagógicos em curso de formação continuada desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. As reflexões apresentadas neste artigo descrevem a compreensão dos coordenadores pedagógicos de suas funções e atribuições na condução do trabalho nas escolas municipais, como conduzem sua prática pedagógica e sua formação inicial e continuada. Tomando como pontos de partida aspectos relevantes que influenciam a prática destes profissionais, é possível concluir que os coordenadores pedagógicos são sujeitos essenciais e são decisivos nos contextos de formação continuada e organização do trabalho pedagógico da escola. Sendo assim, o coordenador pedagógico precisa ser um "estudioso" das teorias pedagógicas para que possa por meio delas rever suas funções, contribuir com a reflexão crítica de todos os atores escolares. Portanto, ao coordenador também é imprescindível um processo de formação continuada e permanente como a que vem sendo oferecida pela Rede Municipal de Educação de Matinhos.
Collections
- Coordenação Pedagógica [455]