dc.contributor.advisor | Mendes, Ademir Aparecido Pinhelli | pt_BR |
dc.contributor.author | Salles, Isabelle Alcântara Schenfelder | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-11-21T18:42:08Z | |
dc.date.available | 2019-11-21T18:42:08Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/47064 | |
dc.description | Orientador : Dr. Ademir Aparecido Pinhelli Mendes | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : O presente trabalho buscou refletir sobre um tema muito recorrente no interior das escolas, a indisciplina. É um tema polêmico que desafia cotidianamente todos os envolvidos com a educação. Professores, pais e Poder Público sentem-se provocados a buscar alternativas para sanar as manifestações indisciplinares na escola. Hoje, é considerada como um dos problemas centrais no interior da escola, dentre os quais é responsabilizada como principal fator prejudicial ao processo ensino-aprendizagem. Este estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica e observação em Escola da Rede Pública do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. Discute possibilidades de como orientar os professores a reverem suas práticas, a mediar às situações indisciplinares, a garantir qualidade das suas aulas e a escola a cumprir o seu papel, o de formar cidadãos críticos e reflexivos sobre o seu papel na sociedade. | pt_BR |
dc.format.extent | 27 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Disciplina escolar | pt_BR |
dc.subject | Pratica de ensino | pt_BR |
dc.title | A indisciplina no ambiente escolar | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |