dc.contributor.author | Freitas, Vanessa Turcheti da Costa Leite de | pt_BR |
dc.contributor.other | Hammerschmitt, Ida | pt_BR |
dc.contributor.other | Universidade Federal do Paraná.Setor de Educação. Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2019-05-30T16:28:31Z | |
dc.date.available | 2019-05-30T16:28:31Z | |
dc.date.issued | 2014 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1884/46966 | |
dc.description | Orientadora : Ida Hammerschmitt | pt_BR |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica | pt_BR |
dc.description | Inclui referências | pt_BR |
dc.description.abstract | Resumo : A pesquisa objetiva analisar a importância da preparação e formação dos docentes que atuam em classes de ensino regular para o atendimento a alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE), bem como, analisar o apoio ofertado pela rede Municipal de Ensino de Paranaguá. A inclusão dos alunos com NEE em classes regulares foi uma conquista muito significativa para o processo de inclusão educacional, mas o que se constata é que esse processo vai além da inserção física destes, pois é preciso garantir um ensino de qualidade, um atendimento especializado e ofertas de redes de apoio, para que de fato esta inclusão faça valer os direitos na legislação vigente. Este trabalho baseou-se num estudo bibliográfico e na entrevista aplicada aos professores procurando responder a seguinte questão: Qual a formação ofertada aos professores para o atendimento de alunos com NEE em classes regulares, e qual o apoio oferecido a eles para efetivação de uma prática educacional inclusiva? A pesquisa foi realizada em uma escola Municipal de Paranaguá. A pesquisa de campo articulada aos fundamentos teóricos evidencia que as práticas que cercam esse trabalho educacional, nem sempre estão de acordo com as Políticas de Inclusão. Evidencia-se também o avanço que ouve com relação à assistência e procedimentos tomados pela secretaria Municipal de Educação de Paranaguá em escola vinculada a esta rede de ensino. | pt_BR |
dc.format.extent | 23 p. | pt_BR |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.subject | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A formação do professor na perspectiva da inclusão | pt_BR |
dc.type | Monografia Especialização Digital | pt_BR |