Planejamento escolar : um instrumento facilitador do trabalho docente
Resumo
Resumo : Este artigo tem como objetivo, investigar a importância do planejamento e do Plano de Trabalho Docente (PTD) na organização da prática pedagógica do professor, e para tanto se realizou uma pesquisa de campo junto aos professores de um Colégio Estadual de Ensino Fundamental e Médio, em Cianorte no Paraná, Brasil, a fim de conhecer se o planejamento e o PTD atuam como instrumento facilitador da viabilização da didática dentro da sala de aula. A partir da revisão bibliográfica produziu-se um paralelo argumentativo entre autores e documentos que tecem sobre o tema em questão. A pesquisa realizada contribuiu com a reflexão construtiva onde o planejamento escolar é compreendido num aspecto amplo, havendo sempre a necessidade de repensá-lo, redirecioná-lo, num processo dinâmico e que envolve continuamente a tomada de decisões, sendo um importante aliado profissional, enquanto instrumento da prática docente. Por meio da aplicação de um questionário para quatro docentes da escola investigada e análise dos resultados obtidos, foi possível constatar que os professores possuem um bom nível de conhecimento sobre a função do planejamento escolar, bem como do PTD, porém existem algumas lacunas que exigem orientações por parte da equipe pedagógica da escola e mais estudos por parte do docente.
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- Coordenação Pedagógica [455]