Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorHass, Irispt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Lucianopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2018-01-02T17:02:46Z
dc.date.available2018-01-02T17:02:46Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/46864
dc.descriptionOrientador : Iris Hass.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médio, na modalidade de Ensino a Distância.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O estudo da genética em sala de aula pode ser incrementado com algumas estratégias pedagógicas diferenciadas, sobretudo se for possível a utilização de materiais biológicos manipulados facilmente pelos alunos. Recriar alguns experimentos realizados por Thomas H. Morgan com as moscas das frutas – Drosophila melanogaster acaba por possibilitar um aprendizado inesquecível para os alunos, permitindo a eles realizarem cálculos estatísticos pertinentes às gerações de moscas, analisando as taxas de recombinação ou de manifestação das características parentais, bem como construir mapas evidenciando as distâncias entre os genes. Essa metodologia é possível pois o cultivo das moscas das frutas é algo extremamente acessível e de fácil controle. A aplicação dessa estratégia requer o conhecimento de cada passo da experiência a fim de se saber "onde se deseja chegar", aquilo que se deseja que o aluno aprenda, bem como monitorar as possíveis variáveis biológicas decorrentes do trabalho. Nesse sentido, tal como Morgan encabeçou seus experimentos juntamente com um grupo de alunos seus e com os mesmos deu oportunidade de livre debate e opinião a eles, a realização deste projeto, vem de encontro com esta interação, produzindo aprendizado concreto inclusive para o professor, podendo sair destes debates, questões plausíveis de novas experienciações e, por que não, de novas descobertas científicas.pt_BR
dc.format.extent[20] p. : il., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectDrosofilapt_BR
dc.subjectGeneticapt_BR
dc.titleRecriação da "sala das moscas" de Morgan com alunos do ensino médiopt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples