A evasão escolar no ensino médio integrado ao técnico do Instituto Federal do Paraná - Paranaguá : uma questão social
Resumo
Resumo : O presente trabalho caracteriza-se por um estudo de caso de cunho qualitativo e quantitativo, cuja finalidade é identificar o índice de evasão escolar no Ensino Médio Integrado ao Técnico do Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Câmpus Paranaguá, localizado na Vila Porto Seguro, bairro periférico do município de Paranaguá, no Litoral do Paraná. Para tanto, fez-se a coleta de dados acerca do tipo de cotas que estudantes adentram na instituição, da evasão escolar e do perfil dos estudantes dos cursos de Aquicultura, Mecânica e Informática das turmas originárias do ano de 2012. A forma de ingresso por cotas raciais/sociais ou por concorrência geral e a permanência ou não dos estudantes viabiliza problematizar a evasão como uma expressão da questão social a partir da política pública de afirmação da instituição relacionada à realidade local. A pesquisa mostra o que significa o IFPR - Câmpus Paranaguá dentro deste espaço e também apresenta uma possibilidade de enfrentamento das desigualdades locais na medida em que promove institucionalmente educação técnica e profissional visando à emancipação social. A fundamentação teórica desta pesquisa se pautará em leituras na área de Educação, tal como Paulo Freire, dentre outros. Foram inseparáveis para os dilemas desta pesquisa, a legislação de implantação dos Institutos Federais como mecanismo de política pública elementar à perspectiva da questão social. A temática sobre a evasão escolar atua como eixo para debater sobre a educação brasileira e a implantação do Ensino Técnico e Tecnológico, em especial, a criação dos Institutos Federais que são o resultado dos movimentos de lutas sociais, da massificação do ensino e da necessidade de inovação no modelo educacional.