Os índices de confiança do consumidor como instrumento de previsão do comportamento futuro do consumo
Visualizar/ Abrir
Data
2016Autor
Barros, Pedro Henrique Batista de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo: Este trabalho tem como objetivo principal verificar se os índices de confiança do consumidor possuem algum poder de prever o nível de consumo e, por consequência, o nível de atividade econômica. Primeiro, foi analisado quais foram os motivos que levaram à criação de um índice de confiança por George Katona, como também qual a metodologia utilizada na construção dos principais índices americanos e brasileiros. Em seguida, foram realizadas análises de trabalhos já existentes sobre o assunto, como também a realização, pelo autor, de um estudo empírico voltado para o Brasil. O resultado encontrado, foi que a maior parte da variação do índice de confiança pode ser explicada por outras variáveis macroeconômicas. Porém, o índice também apresentou algum poder incremental em prever o nível de consumo, tornando-o, portanto, relevante em qualquer tentativa de se fazer previsões do consumo e do nível de atividade econômica
Collections
- Ciências Econômicas [2072]