Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKatuta, Angela Massumi, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorWenceslau, Marcio Neypt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveispt_BR
dc.date.accessioned2021-06-07T20:27:24Z
dc.date.available2021-06-07T20:27:24Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46779
dc.descriptionOrientador : Ângela Massumi Katuta.pt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Litoral, Curso de Especialização em Educação Ambiental com Ênfase em Espaços Educadores Sustentáveis.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : No ambiente urbano, a escola, além de outros meios de comunicação é responsável pela educação e transformação do individuo, consequentemente também da sociedade do qual faz parte, uma vez que haverá o repasse das informações adquiridas, gerando um sistema dinâmico e abrangente a todos. A educação não formal, isto é fora da sala de aula, torna-se uma experiência única de contato com a natureza podendo auxiliar nossos educandos a perceberem o mundo que os cerca, proporcionando um contato direto com o ambiente em que vive e suas relações existentes. A educação ambiental e os recursos do meio ambiente devem ser assuntos abordados de forma investigativa, visando explorar individualmente de forma aprofundada a sua importância e características principais. O presente artigo traz dinâmicas diferenciadas na aplicabilidade da Educação Ambiental com os conteúdos das disciplinas de Ciências e Biologia em áreas como Unidades de Conservações auxiliando os educadores em atividades extraclasses. Desta forma constituindo a educação ambiental numa forma abrangente de educação, propondo a atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente procurando introduzir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental visando organizar ações que possam contribuir para um ambiente sustentável.pt_BR
dc.description.abstractAbstract : In the urban environment, the school, as well as other media is responsible for the education and development of the individual, hence also of the society to which he belongs, since there will be a transfer of information acquired, generating a dynamic and comprehensive system to everyone. Non-formal education, ie outside the classroom becomes a unique experience contact with nature taking our students see the world around them, providing a direct contact with the environment in which it lives and their relationships. Environmental education and environmental resources must be addressed in investigative matters, aiming individually explore in depth the importance and main characteristics. This paper presents the applicability of dynamic differentiated Environmental Education with the disciplines of science and biology in areas such as conservations units assisting teachers in Afterschool program. Thereby constituting environmental education in a comprehensive form of education, proposing to reach all citizens, through a continuing participatory learning process in the student seeking to introduce a critical awareness of environmental issues, their percentage of fault and actions that can contribute to an environment healthily sustainable.pt_BR
dc.format.extent1 arquivo (24 p.) : il., mapas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectConservação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação ambiental - Meio ambientept_BR
dc.titleO uso das unidades de conservação como laboratório vivo na aplicabilidade de atividades relacionadas à educação ambiental nas disciplinas de ciências e biologiapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples