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dc.contributor.authorMarques, Celsopt_BR
dc.contributor.otherSantos, Adriana de Paula Lacerda, 1973-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Gestão de Suprimentospt_BR
dc.date.accessioned2020-06-02T14:57:40Z
dc.date.available2020-06-02T14:57:40Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46610
dc.descriptionOrientadora : Prof.° Adriana de Paula Lacerda Santospt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Gestão de Suprimentos.pt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : O setor de revenda de veículos apresenta um cenário altamente competitivo, entre marcas nacionais e importadas, nessa concorrência as empresas estão inovando em lançamentos de novos modelos com o intuito de conquistar o gosto dos consumidores brasileiros, com a concorrência acirrada e o consumo em queda faz-se necessário a redução nos custos possíveis em todas as áreas da organização visando manter a margem de lucro. Neste contexto, a pesquisa buscou propor uma estruturação do setor de compras de materiais indiretos para empresas de revenda de veículos. Esta proposta foi baseada em levantamento bibliográfico e estudos de caso. No levantamento bibliográfico foram analisados: a visão do setor de compras, compras centralizadas e descentralizadas, contratos de fornecimento, desenvolvimento de fornecedores e os custos de suprimentos, Os instrumentos de pesquisa utilizados para coletar os dados foram: entrevistas com a gerente responsável pelas filiais do grupo e analise documental do processo de compras das filiais a fim de conhecer o processo de compras utilizado na empresa. A função de compras vem ocupando uma posição cada vez mais importante dentro das organizações, à complexidade do processo de compras requer profissionais treinados e capacitados para realizar a escolha de fornecedores, elaborar contratos de fornecimento, definir por compras centralizadas ou locais. Concluiu-se que a concessionária estudada não possui um setor de compras estruturado e que não efetua as compras da forma mais rentável para a empresa e propõe-se a estruturação da área de compras através da centralização das negociações e fechamento de contratos de fornecimento onde as filiais fiquem responsáveis apenas por emitir as ordens de compra e enviar aos fornecedores. contratados.pt_BR
dc.format.extent52 p. : il.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.subjectEmpresas - Compraspt_BR
dc.subjectFornecedorpt_BR
dc.titleEstruturação do processo de compras de materiais indiretos : estudo de caso em empresa de revenda de veículospt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


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