Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHonório, Ana Maria Zandrovskipt_BR
dc.contributor.otherSimão, Daiane Priscilapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Biológicas. Curso de Especialização em Genética para Professores de Biologia do Ensino Médiopt_BR
dc.date.accessioned2019-04-05T21:20:37Z
dc.date.available2019-04-05T21:20:37Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46574
dc.descriptionOrientadora : Profª. Daiane Priscila Simãopt_BR
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Curso de Especialização em Genética para Professores do Ensino Médiopt_BR
dc.descriptionInclui referênciaspt_BR
dc.description.abstractResumo : Este trabalho teve por finalidade a elaboração de um instrumento didático metodológico em forma de história em quadrinhos abordando conceitos relativos à Genética Mendeliana. O material foi aplicado aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Estadual do Campo Trajano Ehlke Pires (CECTEP), localizado na zona rural do município da Lapa/PR. O desenvolvimento desta pesquisa ocorreu em quatro etapas, a primeira consistiu na entrevista estruturada sobre as dificuldades enfrentadas no ensino da Genética Mendeliana pelos professores de Biologia atuantes na rede pública de ensino. A segunda caracterizou-se pela coleta de dados junto aos alunos do terceiro ano do CECTEP, a respeito de suas dificuldades de aprendizagem dos conceitos relacionados à Genética Mendeliana. A terceira etapa foi o desenvolvimento da história em quadrinhos e de um questionário teste. Após a elaboração, a história em quadrinhos foi submetida à apreciação dos professores entrevistados, que forneceram algumas sugestões para seu aperfeiçoamento como instrumento didático. A quarta etapa consistiu na aplicação do instrumento didático aos alunos do terceiro ano e a verificação de sua eficácia. A análise dos dados obtidos nestas etapas permitiu as seguintes conclusões: os professores enfrentam dificuldades para fazer com que os alunos compreendam conceitos abstratos, o número de instrumentos didáticos que tratam da Genética Mendeliana é pequeno e a maioria deles apresenta algum tipo de contratempo que dificulta sua utilização. Os estudantes relatam a dificuldade de aprendizado dos conceitos, reconhecem a importância da Genética para a sociedade, no entanto, a maioria deles não tem interesse pela Genética Mendeliana, pois a consideram muito abstrata. Neste sentido, a história em quadrinhos auxiliou na memorização e despertou interesse dos alunos, tornando a aula mais proveitosa.pt_BR
dc.format.extent45 p. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.titleA utilização de histórias em quadrinhos no processo de ensino-apredizagem de conceitos referentes à genética mendelianapt_BR
dc.typeMonografia Especialização Digitalpt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples