Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGonçalves, Jean Carlos, 1980-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.creatorGerônymo, Herica da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2022-11-11T19:04:06Z
dc.date.available2022-11-11T19:04:06Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46330
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Jean Carlos Gonçalvespt_BR
dc.descriptionAnexo DVD-rom com: O teatro invade a escolapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 30/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 136-137pt_BR
dc.description.abstractResumo: Este trabalho de pesquisa, vinculado ao grupo de pesquisa ELiTe - Laboratório de Estudos em Educação, Linguagem e Teatro (UFPR/CNPq) investiga como ocorre a entrada do teatro na escola, por meio da relação entre agente escolar e artista, levando em consideração aspectos distintos de contratação, ou, aquisição, do espetáculo. Tem o intuito de compreender as sutilezas desse campo relacional, tomando como referência no estudo, um projeto de popularização do teatro e da literatura (edição de 2014), que promovia o encontro entre a escola e apresentações teatrais. Busca-se perceber o entendimento que se tem sobre aspectos sutis da relação que são: como o artista é recebido no ambiente escolar, como o público é sensibilizado a assistir um espetáculo e como a equipe pedagógica propõe a continuidade de processos artísticos no interior da escola. Essa possibilidade de investigação surgiu a partir de uma entrevista semiestruturada, feita com uma das pedagogas participante do projeto no referido ano. A análise foi feita com base na teoria sociológica de Pierre Bourdieu, e, no campo da linguagem com Mikhail Bakhtin e o Círculo. Os enunciados da pedagoga entrevistada, sobre a sua relação com teatro e a escola, compõem o quadro investigativo da pesquisa. Com base nas análises feitas a partir da entrevista, foi possível dialogar sobre os aspectos culturais presente em tal relação. A partir da entrevista, pode-se notar exemplos e possibilidades que refletem uma prática pedagógica comprometida com a difusão dos bens culturais no ambiente escolar. De modo geral, os dados apontam para a percepção de que a entrada do teatro na esfera escolar ocorre graças ao pensamento de quem norteia as atividades em seu interior, no caso, a equipe pedagógica. Tal ação, por menor que seja, vem quebrar paradigmas no universo escolar em relação à presença contínua da arte, tanto de forma apreciativa como processual. Com tal análise foi possível perceber que as intenções da pedagoga, unidas às necessidades dos alunos, bem como a empatia dos professores em relação aos projetos culturais propostos pela equipe, fazem da escola em questão um ambiente mais favorável às apreciações artístico-culturais ao longo do ano. Todo o processo investigativo resultou (além da dissertação formalmente escrita) num capítulo encenado, que mostra de forma artística a relação escola-teatro-atriz-pesquisadora, vivenciada ao longo da pesquisa, durante os dois anos de mestrado, que pode ser contemplado na íntegra ao final do trabalho. Palavras-chave: Cultura. Escola. Teatro. Bakhtin e o Círculo. Pierre Bourdieu.pt_BR
dc.description.abstractSintesi: Questa ricerca , legata al gruppo di ricerca Elite - Gli studi di laboratorio in materia di istruzione , lingua e Teatro ( UFPR / CNPq ) indaga su come è il teatro di all'entrata della scuola , attraverso il rapporto tra agente di scuola e artista , prendendo in considerazione aspetti contraenti differenti , o acquisizione , dello spettacolo . Ha lo scopo di comprendere le sottigliezze di questo campo relazionale , con riferimento allo studio , un progetto di divulgazione del teatro e della letteratura ( edizione 2014) , che ha promosso l'incontro tra la scuola e spettacoli teatrali . Si cerca di realizzare la comprensione che abbiamo di aspetti sottili del rapporto sono: come l'artista viene ricevuto in ambito scolastico, e il pubblico è sensibilizzato a vedere uno spettacolo e come il team pedagogico propone la continuità dei processi artistici all'interno della scuola . Questa possibilità di indagine è venuto da una intervista semi-strutturata, condotta con uno dei pedagoghi progetto partecipante a tale anno. L'analisi si è basata sulla teoria sociologica di Pierre Bourdieu, e, nel campo del linguaggio Michail Bachtin e il circolo. Le dichiarazioni del pedagogista intervista, sul suo rapporto con il teatro e la scuola, costituiscono il quadro di ricerca investigativo. Sulla base delle analisi effettuate dal colloquio, è stato possibile parlare degli aspetti culturali presenti in questa relazione. Dal colloquio, si può notare esempi e le possibilità che riflettono una pratica pedagogica impegnata per la diffusione dei beni culturali in ambito scolastico. Nel complesso, il punto dati per la percezione che all'ingresso del teatro nella sfera scolastica avviene grazie al pensiero che guida le attività all'interno di esso, in questo caso, il corpo insegnante. Tale azione, per quanto piccolo, è quello di rompere i paradigmi in ambito scolastico in relazione alla continua presenza dell'arte, sia di apprezzamento modo procedurale. Con questa analisi è stato rivelato che le intenzioni del educatore, unite le esigenze degli studenti e degli insegnanti empatia per i progetti culturali proposti dal personale, rendono la scuola in questione un ambiente più favorevole per le valutazioni artistiche e culturali oltre anno. L'intero processo di indagine ha portato (oltre alla scrittura formale tesi) un capitolo in scena, mostrando artisticamente la scuola-teatro-attrice-ricercatore, ha subito nel corso della ricerca durante il master di due anni, che può essere coperto per intero alla fine del lavoro. Parole chiave: cultura. Scuola. Teatro. Bakhtin e il Circolo. Pierre Bourdieu.pt_BR
dc.format.extent158 f. : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectTeatro - Educaçãopt_BR
dc.titleO teatro invade a escolapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples