O cinema como meio de comunicação política : uma análise do filme "Lula, o filho do Brasil"
Visualizar/ Abrir
Data
2012Autor
Lage, Angélica Almeida de Carvalho Grillo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Resumo : Trata-se de uma monografia desenvolvida na Especialização em Comunicação Política e Imagem, que analisa o filme "Lula, o filho do Brasil", lançado em 2010, a partir da articulação entre Sociologia, Comunicação e História. As imagens que permeiam o nosso cotidiano, em particular as trazidas pelo cinema, influenciam na construção social e cultural do homem contemporâneo, partindo desse pressuposto torna-se necessária uma reflexão sobre a relação entre o cinema e política. Esse trabalho tem como objetivo compreender o contexto histórico-político-social no qual o filme foi produzido e analisar a construção da imagem de Luiz Inácio Lula da Silvia ao longo da narrativa. Utiliza-se dos conceitos de representação e de identidade, na tentativa de compreender o cinema como um meio de comunicação política.