Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVianna, Carlos Roberto, 1958-pt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemáticapt_BR
dc.creatorCosta, Edicléia Xavier dapt_BR
dc.date.accessioned2024-04-08T13:31:38Z
dc.date.available2024-04-08T13:31:38Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/46050
dc.descriptionOrientador : Prof. Dr. Carlos Roberto Viannapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática. Defesa: Curitiba, 30/09/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 168-172pt_BR
dc.description.abstractResumo: O presente estudo teve como propósito constituir fontes orais a partir de entrevistas com seis professoras alfabetizadoras que participaram do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) no ano de 2014. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza práticas da história oral em sua vertente temática. As reflexões das professoras colaboradoras foram organizadas em texto, passando por três etapas de elaboração: transcrições, textualizações e submissão à aprovação, bem como, por alterações necessárias até a autorização mediante carta de cessão. A pesquisa permite evidenciar alguns indícios sobre as orientações teóricas e práticas do PNAIC incorporadas às práticas pedagógicas dessas professoras. Por fim, nas reflexões da pesquisadora, aponta-se para algumas singularidades nos relatos, destacando-se possíveis entendimentos para a ideia de experiência. De modo geral as entrevistas mostram que o PNAIC contribuiu positivamente para a formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais, favorecendo mudanças nas práticas pedagógicas relacionadas à Alfabetização Matemática.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The purpose of the present study was to constitute oral sources based on interviews with six literacy teachers who participated in the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) in 2014. It is a qualitative research that uses oral history practices in its Thematic strand. The reflections of the collaborating teachers were organized in text, going through three stages of elaboration: transcriptions, textualizations and submission to the approval, as well as, by means of necessary changes until the authorization by letter of assignment. The research allows to evidence some clues about the theoretical and practical orientations of the PNAIC incorporated to the pedagogical practices of these teachers. Finally, in the reflections of the researcher, we point to some singularities in the reports, highlighting possible understandings for the idea of experience. In general, the interviews show that the PNAIC contributed positively to the training of teachers who teach mathematics in the initial years, favoring changes in pedagogical practices related to Mathematical Literacy.pt_BR
dc.format.extent257 f. : il. algumas color., maps.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectProfessores alfabetizadores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleNarrativas de professores alfabetizadores sobre o PNAIC de alfabetização matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples