A inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking em Curitiba
Resumo
Resumo: O presente estudo contempla a área de inteligência de negócios e vantagem competitiva, bem como micro e pequenas empresas. Objetiva-se identificar a inteligência de negócios como fonte de vantagem competitiva em micro e pequenas empresas na cidade de Curitiba, Paraná em uma amostra de organizações presentes em espaços de coworking. Para alcançar este objetivo foi feito o uso do método de pesquisa exploratória e análise do referencial teórico no campo de Administração e Tecnologia da Informação, bem como a aplicação de um questionário. Na análise do referencial teórico foram expostos os conceitos da origem da Inteligência de Negócios, Data Warehouse, Online Analytical Processing, análise, vantagem competitiva e micro e pequenas empresas. Com a execução dos métodos e aplicação do questionário, foram obtidos resultados acerca das micro e pequenas empresas presentes em espaços de coworking. Resultados os quais expressaram que micro e pequenas empresas possuem limitações tecnológicas, um processo de tomada de decisão não programado, onde a informação é considerada um ativo pelas organizações de pequeno porte, tanto como fonte de otimização dos seus processos internos, quanto recurso necessário para o desenvolvimento de serviços ou produtos. Por fim, foi possível identificar na amostra que responsáveis por micro e pequenas empresas acreditam que a inteligência de negócios pode gerar vantagem competitiva
Collections
- Gestão da Informação [564]