Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVieira Neto, Paulo, 1964-pt_BR
dc.contributor.authorSant'Anna, Bruno Sandroman dos Reispt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-21T16:22:17Z
dc.date.available2020-02-21T16:22:17Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/45290
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Paulo Vieira Netopt_BR
dc.descriptionDissertaçao (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Filosofia. Defesa: Curitiba, 01/12/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 73-75pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Filosofiapt_BR
dc.description.abstractResumo: Na presente dissertação procuramos apresentar aquilo que identificamos como a leitura literária segundo o filósofo francês da primeira metade do século XX, Gaston Bachelard. Para tal, traçamos uma leitura em "voo panorâmico" da trajetória formativa do autor acerca de sua concepção sobre a Ciência e a postulação de seus conceitos, assim como do embate travado entre o conceito e a imagem, especificamente literária, que leva o adjetivo de poética. Para isso, mobilizamos as obras do autor desde o "Ensaio sobre o Conhecimento aproximado" (1928), primeira obra publicada do autor, até sua derradeira obra, inacabada e publicada postumamente por sua filha Suzanne Bachelard, intitulada "Fragmentos de uma poética do fogo" (1988), atravessando artigos e publicações esparsas que formam e fundam o corpus de sua obra. Logo em seguida, nos lançamos à concepção propriamente dita de Bachelard acerca da leitura literária, tendo em vista as categorias da solidão e da intimidade, tão caras ao leitor bachelardiano, daqui que Bachelard denomina como devaneio escrito na criação do poeta/escritor, e de sua teoria expressa na dupla fenomenológica ressonância-repercussão no ato da leitura literária. Palavras-chave: leitura literária, leitor, imagem poética, Bachelard.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: In this final paper, we intended to show the elements that can be identified as literary reading according to first half 20th Century philosopher Gaston Bachelard. So it was need to draw a reading as a "flyby" over his formative years and around his conception on Science and concepts' postulations, just like the shock it provoked between the concept and image, primarily the literary image, named as an adjective, poetic. Then, we moved around author's works since "Essai sur la connaissance approchée" (1928), his first book, until his last and unfinished work, published by his daughter Suzanne Bachelard, called "Fragments d'une poétique du feu" (1988), crossing over articles and scattered works which formed and founded Bachelard's corpus. Afterwards, we went through Bachelard's own concepts around literary reading, focusing the categories of solitude and intimacy, some things really concerned for bachelardian readers and from what he calls as written reverie found on writer's/poet's creation. This way, and looking up on important moments of philosopher's work we ended exposing his theory expressed about the identification of double phenomenology, the literary reading act's resonance-feedback. Key-words: literary reading, poetical image, reverie, resonance-feedback, Bachelardpt_BR
dc.format.extent125f : il., algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.subjectBachelard, Gaston, 1884-1962pt_BR
dc.subjectLeitores - Reação criticapt_BR
dc.subjectImagem (Filosofia)pt_BR
dc.titleLeitura literária em Gaston Bachelardpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples