A organização na era da convergência : o uso do Snapchat
Resumo
Este trabalho tem como finalidade analisar o papel do profissional de Relações Públicas no contexto das mídias sociais e das novas exigências de mercado em tempos de convergência, com ênfase no Snapchat – aplicativo criado em 2011 para troca de mensagens audiovisuais, de texto e realização de chamadas de vídeo. O objeto deste estudo é o perfil da Taco Bell, rede de fast-food americana, com o intuito de estudar a apropriação de uso para as organizações. Para o marco teórico, adotou-se o conceito de convergência midiática (JENKINS, 2009), princípios de marketing para redes sociais (CRUZ, 2015), comunicação organizacional com foco em mídias sociais digitais (TERRA, 2005) e o ensaio sobre transparência nas organizações e excelência das Relações Públicas (MARCONDES NETO, 2012). A ascensão do Snapchat para fins de mercado e os cases de sucesso da Taco Bell justificam a escolha como objeto de análise por meio da análise de conteúdo de campanhas veiculadas pela marca na ferramenta. É possível inferir asserções com relação à cultura participativa e consequências que tangem a conectividade prevista pelo Snapchat. A análise de conteúdo de peças publicadas pela marca, possibilita concluir que o complemento entre marketing e Relações Públicas acarreta em uma comunicação multidirecional e efetiva entre organização e consumidores.
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