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dc.contributor.advisorSouza, Ângelo Ricardo de, 1968-pt_BR
dc.contributor.authorAbreu, Diana Cristina dept_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-05T16:24:29Z
dc.date.available2022-08-05T16:24:29Z
dc.date.issued2014pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/44746
dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Ângelo Ricardo de Souzapt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 26/03/2014pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 191-206;214-215pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa, Concepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionais, busca compreender, fazendo uso de uma metodologia de estudo comparado, como as reformas educacionais ocorridas na América Latina, interferem nas políticas adotadas pelos estados nacionais do Brasil e do Chile no que diz respeito à carreira docente. A análise sobre Carreira Docente tem seu enfoque no campo da política educacional, inicialmente consideramos sua dimensão jurídica, ou seja, o conjunto de regras reguladoras da profissão que, geralmente vem definida nos estatutos ou planos de carreiras e como essa regulação constrói paulatinamente a profissão docente. Realizou-se uma análise nos documentos produzidos pelo PREAL - Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe entre os anos de 2002 a 2012, identificando as principais recomendações do Preal para a Carreira Docente na América Latina. A pesquisa apresenta seguinte estrutura: No capítulo 1, considerando aporte teórico de (KRAWCZYK, 2000a; AFONSO, 2003; DALE, 2004; CASASSUS, 2004), percebe-se que em meio à discursiva de homogeneização das reformas educacionais das últimas décadas, emerge outras possibilidades analíticas quanto às especificidades regionais e locais na definição das políticas para a educação no âmbito dos estados nacionais. Nos capítulos 2 e 3, buscou-se a construção de um panorama para a carreira docente, a partir do estudo de planos de carreira de doze estados e doze capitais brasileiras, cotejadas ao movimento da política e da legislação educacional. Nos capítulos 4 e 5, utilizando-se da análise de legislações e literaturas sobre carreira docente, buscou-se estabelecer um panorama, sobre a temática no Chile. E por fim apresentados os dados empíricos de Brasil e Chile para regramento e definições para carreira docente, estabeleceu-se algumas regularidades e discrepâncias nas políticas adotadas em ambos contextos e como estas se articulam às discursivas apregoadas nas reformas educacionais direcionadas pelo PREAL. Entre as recomendações, estão a superação de estruturas de carreira docente baseadas na antiguidade e na titulação acadêmica. Os dados empíricos revelam que mesmo no Chile onde vários modelos de avaliação de desempenho docente são empregados, a prevalência de mecanismos tradicionais nas estruturas de carreira. Entretanto, as últimas inciativas governamentais no campo das políticas educacionais, em mostrado a preocupação com a instituição de novos critérios de recrutamento, aumento da atratividade, e incentivos para a permanência na carreira docente. Palavras Chave: Carreira Docente. Valorização do Magistério. PREAL. Reformas Educacionais. Planos de carreira. Estatuto Docente.pt_BR
dc.description.abstractResumen: La investigación, concepción, regulación y la gestión de la carrera docente en Brasil y Chile en el contexto de las reformas educativas. El análisis se encuentra en el campo de la política educacional, y busca comprender, por medio del uso de una metodología de estudio comparado, cómo las reformas educacionales ocurridas en América Latina interfieren en las políticas adoptadas por los estados nacionales de Brasil y de Chile, en lo que se refiere a carrera docente. En esta análisis sobre la Carrera Docente, consideraremos inicialmente su dimensión jurídica, o sea, el conjunto de reglas reguladoras de la profesión que, generalmente, vienen definidas en los estatutos o planes de carreras y como tal regulación construye pausadamente la profesión docente. Se efectuará un análisis de los documentos producidos en ámbito del PREAL - Programa de Promoción de la Reforma Educativa en América Latina y el Caribe, entre los años 2002 al 2012, buscamos la identificación de las principales recomendaciones del Preal para Carrera Docente en América Latina. La investigación presenta la siguiente estructura: Capítulo I, teniendo en cuenta la base teórica (KRAWCZYK , 2000a; Afonso, 2003; DALE , 2004; Casassus, 2004) reflexionamos sobre la homogeneización discursiva de las reformas educativas de las últimas décadas, en medio de eso, surgen otras posibilidades analíticas en cuanto a las particularidades regionales y locales en la elaboración de las políticas para la educación. En capítulos II y III, se trató de construir una visión general de la carrera docente, a partir de un estudio de planes de carrera docentes de doce estados y doce ciudades brasileñas, contrastadas con los movimientos de la política y la legislación educativa. En los capítulos IV y V, con las leyes y la literatura de carrera docente y las políticas educativas, hemos tratado de establecer también una visión general sobre el tema en Chile. Por último, se presenta un comparativo de Brasil y Chile en cuanto a los reglamentos y definiciones para carreras docentes, hemos tratado de algunas regularidades y discrepancias en las políticas nacionales adoptadas en el período analizado y como se articulan a las discursivas promocionadas por las reformas educativas dirigidas por PREAL. Entre las recomendaciones están la superación de las estructuras de carrera basados en la antigüedad y grados académicos. La evidencia empírica muestra que incluso en Chile, donde se utilizan diversos modelos de evaluación del desempeño docente, ocurre la prevalencia de los mecanismos tradicionales en las estructuras de carrera. Sin embargo, las últimas iniciativas del gobierno en el ámbito de la política educativa denotan la preocupación por la imposición de nuevos criterios para la selección de personal, la atratividade y los incentivos para permanecer en la carrera docente. Palabras clave: Carrera docente. PREAL. Valoración Docente. Reformas educativas. Planes de Carrera. Estatuto docente.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: This research, "Design, regulation and teaching career in Brazil and Chile in the context of educational reforms", seeks to understand, making use of a compared methodology, how thes educational reforms in Latin America interfere with the policies adopted by those countries regarding the teaching profession. To develop the analysis, first it was considered the legal dimension, ie the set of regulatory rules of the profession that usually is defined in the statutes or career plans and how this regulation gradually builds the teaching profession. We did analyze documents produced by PREAL - Promotion de la Educational Reform in Latin America and the Caribbean Program between 2002-2012, identifying the main recommendations of Preal for Teaching Career in Latin America. This thesis presents the following structure: Chapter I, considering theoretical basis of Krawczyk, 2000a; Afonso, 2003; Dale, 2004; Casassus, 2004, it is clear that through the discursive homogenization of educational reforms of recent decades, emerging other analytical possibilities as to regional and local specificities in policy for education in the national states. At chapters II and III, we build a panorama for the teaching profession, observing the career plans of twelve states and twelve Brazilian cities, collated with the movement of educational legislation. In the chapters IV and V, using the analysis of legislation and literature on teaching career, the work establishes an overview on Chile. Finally, presented the empirical data from Brazil and Chile in thedefinitionsof teaching career, it establishes some regularities and discrepancies in policies adopted in both contexts and how they articulate the discursive about the educational reforms. Among the recommendations are the need to update the structures teaching career based on seniority and academic degrees. Empirical evidence shows that even in Chile where several teacher performance evaluation models are used, there is a prevalence of traditional mechanisms in career structures. However, the latest educational policies government initiatives show concern with the establishment of new criteria for recruitment, increased attractiveness and incentives to stay in the teaching profession. Keywords: Teaching Career. Appreciation of the Magisterium. PREAL. Educational reforms. career plans. Teacher status.pt_BR
dc.format.extent220 f. : il., grafs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMagisterio - Formaçãopt_BR
dc.subjectReforma do ensino - Brasilpt_BR
dc.titleConcepção, regulação e gestão da carreira docente no Brasil e no Chile no contexto das reformas educacionaispt_BR
dc.typeTesept_BR


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