CFSTORE - Recomendação de produtos
Resumo
Resumo: O e-commerce já é tradicional no cotidiano brasileiro e não há dúvida de que a maior porção da população já teve contato e/ou já fez compras online. A concorrência entre o virtual e o físico só aumenta. O virtual, porém, toma grande vantagem sobre o real, pois pode oferecer inúmeros serviços, desde a redução de impostos até a entrega na comodidade do lar. O e-commerce é utilizado em curta e larga distância, em qualquer tipo de plataforma, e assim se faz presente na vida das pessoas mesmo que estas não percebam. Com esta popularidade em mente, empregam-se os algoritmos de recomendação de produtos: ferramentas que analisam o comportamento de um cliente, comparando este comportamento com uma base empírica, para decidir quais produtos este cliente está procurando, para então dar destaque, ou até mesmo oferecê-los de forma direta ao cliente. Através do estudo de ferramentas de recomendação deu-se a escolha de uma, que é aplicada neste projeto; a segunda teve seu desenvolvimento dentro da UFPR. A criação de duas aplicações semelhantes é importante para tornar visível a comparação da ferramenta escolhida com o algoritmo desenvolvido pelos professores da instituição. As aplicações foram criadas seguindo conceitos de scrum e extreme programming, com atenção às práticas da engenharia de software e outras boas práticas presentes ao longo do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas