Auditoria interna : caso de constituição do setor em empresa pública
Resumo
Resumo: O presente trabalho constitui-se em um levantamento de dados cujo objetivo consiste em desenhar normas e procedimentos para serem utilizados pelo departamento de Auditoria Interna de uma empresa pública do estado de Santa Catarina. Este estudo busca evidenciar: (a) a importância do Departamento de Auditoria Interna na estrutura organizacional da empresa, (b) a contribuição da auditoria nos sistemas de controles internos da organização e (c) os procedimentos para avaliação dos riscos da organização e sinais que poderão auxiliar os auditores internos na detecção de possíveis inconformidades. Destaca-se também a importância da Auditoria Interna para assegurar fidedignidade das informações e para auxiliar os gestores a alcançar os objetivos almejados. O presente trabalho demonstra que a qualidade de um trabalho de auditoria está diretamente relacionada, basicamente a três elementos fundamentais, são eles: uma equipe bem estruturada, investimento na capacitação continua dos auditores, e por fim, observação das normas Profissionais para a Prática de Auditoria Interna desenvolvidas pelo Instituto dos Auditores Internos