A gestão escolar e sua relação com os resultados do IDEB
Resumo
Resumo : Esta dissertação tem por objetivo, analisar a gestão escolar e sua possível relação com o desempenho expresso pelo IDEB, em duas instituições estaduais no Município de Colombo. A partir da rotina e cotidiano escolar, buscou – se evidenciar as formas de empreender a gestão em duas instituições que obtiveram desempenho semelhante em cada edição do IDEB. Foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo de caso comparativo, com as observações e entrevistas. Mesmo com a semelhança no desempenho, os resultados demonstram realidades opostas em diversos aspectos em relação a gestão escolar, confirmando as variáveis existente entre gestão e desempenho escolar. Os fatores que mais se destacam apesar do comparativo de desempenho, são sobre tudo detalhes existentes e mais eficazes em um estabelecimento do que em outro, isto demonstra que independente da localidade onde o estabelecimento de ensino esteja inserido, fatores como participação da comunidade escolar e local, melhor controle dos resultados pela direção e forte dedicação entre os professores, facilitam a busca pela melhoria dos resultados e consequente melhora na qualidade de ensino. Com os resultados, observa – se que a forma de empreender os processos de apoio às atividades pedagógicas, se tem melhores resultados e maior interação por parte de toda comunidade escolar. Abstract : This thesis aims to analyze the school management and its possible relation with the performance expressed by IDEB in two state institutions in the city of Colombo. From the routine and everyday school life, sought - if evidencing forms of enterprise management in both institutions who obtained a similar performance in every edition of IDEB. a qualitative research on the type of comparative case, with the observations and interviews were conducted. Despite the similarity in performance, the results show opposite realities in various aspects regarding school management, confirming the existing variables between management and school performance. The factors that stand out despite the comparative performance, are about all existing and most effective details in a setting than in another, it shows that regardless of the location where the educational establishment is inserted, factors such as participation of the school community and local better control of the results by the leadership and strong commitment among teachers, facilitates the search for improved results and consequent improvement in quality of education. With the results, notes - that the way to undertake processes to support educational activities, has better results and greater interaction by the whole school community.
Collections
- Políticas educacionais [104]