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dc.contributor.advisorDalla Costa, Rosa Maria Cardosopt_BR
dc.contributor.authorOrlandini, Maiara Garciapt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Parana. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.date.accessioned2018-03-21T13:42:39Z
dc.date.available2018-03-21T13:42:39Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1884/44248
dc.descriptionOrientadora: Profª. Drª.Rosa Maria Dalla Costapt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Parana, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Defesa: Curitiba, 31/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 123-130pt_BR
dc.descriptionÁrea de concentração: Comunicação e sociedadept_BR
dc.descriptionLinha de pesquisa: Comunicação e formações socioculturaispt_BR
dc.description.abstractResumo: A ideia central para realização deste trabalho é a análise da produção de um jornal comunitário na ocupação Nova Primavera, em Curitiba. A ocupação, em questão, faz parte do Movimento Popular por Moradia (MPM) e há três anos está localizada em um terreno público abandonado no bairro Cidade Industrial, em Curitiba - Paraná. Questiona-se de que forma que a prática comunicacional, no âmbito comunitário, pode ser um vetor no fortalecimento da cidadania. Dessa forma, a comunicação comunitária poderia incitar a formação crítica do indivíduo, já que se apresenta como um canal que proporciona a discussão e participação da população. Esse comprometimento proporciona ao indivíduo interação direta com o seu meio, levantando possíveis problemas e propondo soluções, o transformando em um cidadão ativo. Antes de iniciar a etapa empírica, o trabalho teórico contou com explanações e problematizações teóricas sobre os principais conceitos acerca do tema, que são: movimentos sociais, comunicação comunitária, cidadania, educação popular e mídia-educação. O embasamento teórico, foi necessário para apresentar os meios de comunicação como instrumento e ferramenta no processo de fortalecimento da cidadania. Dentro desse contexto, a comunicação passa a servir aos interesses da comunidade, resultando em um processo horizontal, que aborda e busca soluções para os interesses locais, transformando o membro da comunidade em agente ativo e disseminador de informação. Para a realização da pesquisa aplicada, foram ministradas dinâmicas em grupos no âmbito da mídia-educação e educação popular, que abordaram assuntos como identidade, cidadania e leitura crítica da mídia. Foram ministradas, também, encontros destinadas à produção do jornal, trazendo os conceitos de comunicação comunitária à tona. Esse processo resultou na elaboração do jornal impresso Pisa Ligeiro, que foi composto com matérias que apresentou a história de luta dos moradores da ocupação e informes sobre o Programa Minha Casa Minha Vida Entidades. Palavras-chaves: Comunicação Comunitária. Mídia-educação. Movimentos Sociais.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The central idea for this work is the analysis of the production of a community newspaper occupation New Spring in Curitiba. The occupation in question is part of the Popular Movement for Housing (MPM) and three years ago is located on public land abandoned in the Industrial City neighborhood, in Curitiba - Paraná. Questions that form the communicational practice at the community level, can be a vector in strengthening citizenship. Thus, community communication could incite the critical formation of the individual, as it is presented as a channel that provides discussion and participation. This commitment is the individual able to directly interact with their environment, raising potential problems and proposing solutions, transforming it into an active citizen. Before starting the empirical stage, the theoretical work was theoretical explanations and problematizations of the key concepts on the subject, which are: social movements, community communication, citizenship, popular education and media education. The theoretical basis, it was necessary to present the media as a tool and tool in the strengthening of citizenship. In this context, the communication begins to serve the interests of the community, resulting in a horizontal process that addresses and seeks solutions to local interests, transforming the community member in active agent and disseminator of information. For the realization of applied research, they were given dynamics in groups within the media education and popular education, which addressed issues such as identity, citizenship and critical media. They were held also meetings intended for newspaper production, bringing the concepts of community communication up. This process resulted in the preparation of the printed newspaper Pisa Light, which was made with materials that presented the history of struggle of the residents of the occupation and reports on the program My Home My Life Entities Key-Words: Community Communication. Media education. Social Movements.pt_BR
dc.format.extent142 f. : il. algumas color.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectJornal Pisa Ligeiro (Jornal) (Curitiba)pt_BR
dc.subjectJornalismo popular - Gestão participativapt_BR
dc.subjectComunicaçao de massa - Aspectos sociais - Estudo de casospt_BR
dc.subjectMídia e educaçãopt_BR
dc.titleComunicação comunitária a exercício da cidadania : produção do Jornal Pisa Ligeiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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