Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorGaranhani, Marynelma Camargo, 1967-pt_BR
dc.contributor.authorVieira, Daniele Marquespt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-08-08T18:16:26Z
dc.date.available2022-08-08T18:16:26Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43794
dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Marynelma Camargo Garanhanipt_BR
dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação. Defesa: Curitiba, 23/03/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 219-224pt_BR
dc.description.abstractResumo: A pesquisa consistiu em compreender como o saber da experiência educativa incide na reflexão sobre o espaço-ambiente da educação infantil. Para isto, buscou referentes teóricos nos estudos de Contreras e Pérez, como perspectiva para pensara educação enquanto experiência, nos estudos de Hoyuelos sobre a dimensão estética do espaço-ambiente e o conceito de territórios da infância de Cabanellas e Eslava. O campo de estudo foi uma unidade do Proinfância (Ministério da Educação do Brasil): o Centro Municipal de Educação Infantil Vó Erna e suas professoras. E, para a construção de dados utilizei a fotografia e sessões de conversa com as participantes da pesquisa. A análise foi estruturada pelos temas: as percepções do espaço-ambiente e os saberes das professoras sobre a organização do espaço ambiente na educação infantil. Conclui que a organização do espaço-ambiente da educação infantil se conforma como uma trama de relações e que o saber da experiência educativa incide na reflexão sobre o espaço-ambiente por meio da experiência estética. Como contribuição à uma pedagogia da educação infantil, o estudo apresenta conceitos e proposições para pensar a experiência educativa no espaço-ambiente da educação infantil. Palavras-chaves: Experiência Educativa. Espaço-ambiente. Educação Infantil. Proinfância.pt_BR
dc.description.abstractAbstract: The research is to understand how the knowledge of educational experience focuses on reflection on the space-environment of early childhood education. For this, we sought theoretical references in studies of Contreras and Pérez, as a perspective for thinking about education as experience in studies of Hoyuelos on the aesthetic dimension of space-environment and the concept of childhood territories Cabanellas and Eslava. The field of study was a unit of Proinfância (Ministry of Education of Brazil): the Municipal Center for Child Education Grandma Erna and her teachers. And for the construction of data used the photo and chat sessions with research participants. The analysis was structured by themes: space-environmental perceptions and knowledge of the teachers on the organization of space-environment in early childhood education. It concludes that the organization of the childhood education space-environment conforms as a web of relationships and knowledge of the educational experience focuses on reflection on the space-environment through aesthetic experience. As a contribution to a pedagogy of early childhood education, the study presents concepts and propositions to think the educational experience in space-environment of early childhood education. Keywords: Educational Experience. Space-Environment. Childhood education. Proinfância.pt_BR
dc.format.extent228 f. : il. algumas color., grafs., tabs.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação de criançaspt_BR
dc.titleImagens da experiência educativa de professores da educação infantil no espaço-ambiente do Proinfânciapt_BR
dc.typeTesept_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples