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dc.contributor.advisorFernandes, Fátima Regina, 1962-pt_BR
dc.contributor.authorPereira, Monah Nascimentopt_BR
dc.contributor.otherUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.date.accessioned2019-12-10T13:21:55Z
dc.date.available2019-12-10T13:21:55Z
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1884/43626
dc.descriptionOrientadora : Profª. Drª. Fátima Regina Fernandespt_BR
dc.descriptionDissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa: Curitiba, 06/07/2016pt_BR
dc.descriptionInclui referências : f. 89-92pt_BR
dc.description.abstractResumo: No final do século IX inicia-se o que se convencionou chamar de período alfrediano na Inglaterra anglo-saxônica. Este configurou-se a partir de alguns fatores essenciais, a citar a necessidade de luta por sobrevivência do reino de Wessex ante aos invasores vikings, bem como o processo de resgate cultural e espiritual que marcou o reinado de Alfred, o Grande (871-899). Nesse contexto, reconhecidas obras da patrística cristã foram traduzidas do latim para o inglês antigo, numa conjuntura de mudanças sociais e culturais que eram construídas e legitimadas a partir de uma tradição reconhecida. A De Consolatione Philosophiae, escrita originalmente por Boécio no século VI, é uma obra caráter filosófico e literário, na qual são discutidas questões como a verdadeira felicidade, a sabedoria, o livre arbítrio e o destino mutável (wyrd). A versão alfrediana da mesma traz uma série de mudanças e adições, que visam atualizar o discurso autorizado de Boécio, adaptando-a às necessidades e expectativas do momento histórico vivido. Nossas chaves interpretativas para estudo de tal temática advém de uma linha historiográfica representada por pesquisadores como David Pratt e Nicole Discenza, os quais não apenas procuram observar as questões filosóficas presentes na obra alfrediana, mas sim analisar a relação entre esta e um contexto de mudanças no cenário político e cultural da Inglaterra medieval, o qual encaminha-se para a unificação inglesa do século X. Assim, procuraremos entender a própria identificação da obra em seu contexto, analisando as formas de abstração utilizadas na época para explicação da sociedade e, consequentemente, legitimação de uma prática real que está se construindo. Nosso objetivo é compreender o modo como as noções de história, unidade e providência presentes no texto contribuem para a criação de um ideal de identidade calcado na religião e na tradição latino cristã, o qual, em última instancia, fortalece um conceito de unidade do reino que começa a ser forjado a partir de Alfred. Palavras-chave: Inglaterra anglo-saxônica; Alfred; Legitimaçãopt_BR
dc.description.abstractAbstract: At the end of the ninth century what historians have named as Alfredian period begins in Anglo-Saxon England. The main characteristics of such period are built upon essential factors, including the struggle for survival of the kingdom of Wessex facing Viking invaders, and the process of cultural and spiritual revival that marked the reign of Alfred the Great (871-899). In this context, recognized works of Christian Patristic were translated from Latin to Old English, in an environment of social and cultural changes that were constructed and legitimated based on a recognized tradition. De Consolatione Philosophiae, originally written by Boethius in the sixth century, is a philosophical and literary work, in which issues such as true happiness, wisdom, free will and the mutating fate (wyrd) are discussed. The Alfredian version of it brings a number of changes and additions, which aim to update the authorized speech by Boethius, adapting it to the needs and expectations of the historical moment. Our interpretive keys to study this theme come from a historiographical line represented by researchers like David Pratt and Nicole Discenza, which seek not only to observe philosophical issues presented in the Alfredian work, but to analyze the relation between this and the context of changes in the political and cultural landscape of medieval England, which is heading towards the English unification of the tenth century. Thus, we seek to understand the work identifying it in its context, analyzing the forms of abstraction used at the time for explanation of society and, consequently, legitimation of a royal practice that is being built. Our goal is to understand how the sense of history, unity and providence in the text contributes to the creation of an identity ideal based on religion and Christian Latin tradition, which ends up strengthening the concept of unity of the kingdom, which begins to be forged from Alfred onwards. Keywords: Anglo-Saxon England; Alfred; Legitimationpt_BR
dc.format.extent98 f.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.languagePortuguêspt_BR
dc.relationDisponível em formato digitalpt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAlfred, o Grande, 871-899pt_BR
dc.subjectInglaterra - Históriapt_BR
dc.subjectCivilização anglo-saxônicapt_BR
dc.subjectImpério britânico - História e críiticapt_BR
dc.titleOne king to rule them all : identidade, legitimação e unidade na versão Alfrediana da Consolação da Filosofia (Séc. IX - X)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR


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